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dc.creatorKinpara, Daniel Ioshiteru-
dc.date.accessioned2019-04-25T12:48:49Z-
dc.date.available2019-04-25T12:48:49Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.date.submitted1997-06-30-
dc.identifier.citationKINPARA, D. J. Entre grilos vermelhos e touros azuis: a perspectiva crítica do graduando sobre o curso de agronomia. 2019. 95 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33843-
dc.description.abstractThe present research looked for the Agrarian Science University's criticism level over rural reality. It was applied a Topic-Focused Interview technic upon last year undergraduates in Agronomy courses at the "Universidade Federal de Lavras" (UFLA), in Lavras city, State of Minas Gerais, and at the "Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz7 ", in Piracicaba city, State of São Paulo, during the year of 1996. The follow topics were chosen to guide the interviews: what life aspirations they have; how they see Brazil nowadays; how they are going to make come true their aspirations over this Brazil's panorama; how Agronomy will help them to reach out their aspirations. The number of interviews was defined by the repetition in the interviews contents on each topic. To find out an "average student" wasn't the aim, but to build an interpretative mosaic with the collected information. Thus, it was possible to study the different reality perceptions which University's environment can keep, and so define the University's criticism amplitude. It was found that these Universities are "away" from society because there is no dialogue between students and teachers, instead of the lack of activities amidst society. Society is alive inside the students, but it can't reach out teachers because the one-way communication established between students and teachers. The training programs, the enrollment in projects carried out by the teachers, as well as technical visits, have contributed definitely to improve the relationship between students and teachers, opening a critique behavior upon themselves, upon the University, and upon the world around, first step towards transformations.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectEnsino agrícolapt_BR
dc.subjectAdministração ruralpt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.titleEntre grilos vermelhos e touros azuis: a perspectiva crítica do graduando sobre o curso de agronomiapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Ruralpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Lucimar Leão-
dc.contributor.referee1Ciociola, Maria Elizabete F.-
dc.contributor.referee2Lara, Tiago Adão-
dc.description.resumoA pesquisa buscou definir o nível de crítica que o curso de Agronomia vem exercitando sobre a realidade rural. Procedeu-se a entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação do último ano do curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), e da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", em Piracicaba (SP), no ano de 1996. Os tópicos das entrevistas foram: as aspirações de vida; como entendem o Brasil de hoje; como pretendem realizar suas aspirações neste panorama de Brasil; como a Agronomia irá contribuir para essa realização. O número de entrevistas foi definido em função da repetição de conteúdos dentro de cada tema. Não se elaborou um "perfil médio" dos alunos, mas se construiu um mosaico interpretativo com as informações coletadas. Dessa forma, foi possível estudar as diferentes percepções de realidade que o espaço universitário é capaz de abarcar, definindo as possibilidades de crítica exercidas pela Universidade. As universidades estudadas estão "distantes" da sociedade não pela falta de atividades junto à comunidade, mas principalmente pela falta de diálogo entre professor e se alunos. A sociedade está viva nos alunos, mas não é discutida junto com os professores devido à comunicação unidirecional estabelecida no cotidiano escolar. Atividades como estágios, participação em projetos de pesquisa e visitas técnicas têm contribuído de forma decisiva para melhorar a relação aluno-professor, permitindo uma postura crítica de ambos sobre si, a universidade e o mundo, primeiro passo para a busca das transformações.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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