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dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2019-04-27T11:18:50Z-
dc.date.available2019-04-27T11:18:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M. A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores. Devir Educação, v. 2, n. 1, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33926-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectRessemiotizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe strategy of resemantization and teaching of reading: contributions to teacher’s formationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais.pt_BR
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