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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBulhões, Larissa Figueiredo-
dc.creatorAssis, Sophia Miranda de Paula-
dc.creatorValente Neto, Alberto Borges-
dc.creatorMartinez, Carolina Terruggi-
dc.creatorAsbahr, Flávia da Silva Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-07T16:53:56Z-
dc.date.available2019-05-07T16:53:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBULHÕES, L. F. et al. Formação de grêmios estudantis em escolas municipais: desafios e possibilidades. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 97-113, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34075-
dc.description.abstractThis work presents the extension project “Formation of student associations in Bauru municipal schools” carried out through a partnership between the Department of Psychology at São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru- SP, and the Municipal Secretary of Education of Bauru-SP (SME). The project was carried out with elementary students in sixteen schools of the municipal system. The aim of this project was to equip students with ways to actively exercise their citizenship and construct democratic and participative school management through the implementation of student associations. The text delineates the theoretical support that sustains the project (PARO, 2000; VYGOTSKI, 1995; MARTINS, 2011); its organizational structure; methodological assumptions; steps that delimit the project’s annual course; and the description of the intervention process carried out in two schools in 2015. The results obtained point to the diversity of possibilities and challenges faced in different institutional contexts regarding the resistance of institutions to open spaces of expression and active participation to students; involvement of teachers with the project proposal; the requirement of a strong organization and dedication of extension agents in the planning and coordination of activities; and the commitment of schools in the steps constituting the democratic legitimacy of the election and functions of the student associations. It is concluded that the project is an important advancement for the municipal education system according to the evaluation of their own professionals. It is further considered important for the university extension, since it signs the commitment to democratic and quality public education, as well as being configured in an important space of learning for students in the field of school psychology.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Ciência em Extensãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGrêmios estudantispt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectStudent associationspt_BR
dc.titleFormação de grêmios estudantis em escolas municipais: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoRelata-se o trabalho do projeto de extensão “Formação de grêmios estudantis em escolas públicas municipais de Bauru”, realizado por meio da parceria entre o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Bauru-SP, e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru-SP (SME). O projeto é realizado com estudantes que cursam o ensino fundamental I e II nas dezesseis escolas do sistema municipal. Por meio da implementação dos grêmios estudantis objetiva-se instrumentalizar os alunos e alunas das escolas participantes no exercício ativo de sua cidadania e, desta forma, contribuir para a construção de gestões escolares democráticas e participativas. O texto delineia o aporte teórico que sustenta o projeto (PARO, 2000; VYGOTSKI, 1995; MARTINS, 2011); sua estrutura de organização; seus pressupostos metodológicos; os passos que delimitam seu percurso anual; e a descrição do processo de intervenção realizado em duas escolas no ano de 2015. Os resultados obtidos apontam para a diversidade de possibilidades e desafios enfrentados nos diferentes contextos institucionais, referentes: à resistência das instituições em abrir espaços de expressão e participação ativa aos(às) estudantes; ao envolvimento do(a) professor(a) tutor(a) com a proposta do projeto; à exigência de acentuada organização e dedicação por parte dos(as) extensionistas no planejamento e coordenação das atividades; ao comprometimento das escolas participantes nos diferentes passos que constituem a legitimidade democrática da eleição e exercício dos grêmios estudantis. Conclui-se que o projeto consiste em um importante avanço para o sistema de ensino municipal e para a extensão universitária, dado que firma o compromisso com a educação pública democrática e de qualidade, além de se configurar em um importante espaço de aprendizagem para os(as) universitários(as) no campo da psicologia escolar.pt_BR
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