Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bulhões, Larissa Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T17:13:07Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T17:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.citation | BULHÕES, L. F. A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 211-213, jan./abr. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34077 | - |
dc.description.abstract | It is a report of an interventional experience of one of the fronts of the psychology internship in the psychology course of a public institution of higher education, carried out by two trainees who worked with the care of children referred with a school complaint. The objective of this report is to contribute to the socialization of critical practices in school psychology in the face of learning diffculties. The work highlights the evaluation and intervention process carried out, which encompasses three segments involved in overcoming the learning diffculties experienced - the family, the school, and the child. It has concluded that this experience of intervention points out solid paths for the construction of critical actions in the educational spaces of the school and educational psychologist. It was possible to promote to the trainees the experience of practices that transcended the fragmented appearance of the phenomena and sought in the essential interpersonal relations the way of overcoming the diffculties of learning. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Psicologia Escolar e Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação do psicólogo | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Difculdades escolares | pt_BR |
dc.subject | Psychologist training | pt_BR |
dc.subject | School psychology | pt_BR |
dc.subject | Educational psychology | pt_BR |
dc.subject | School diffculties | pt_BR |
dc.title | A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of psychologist ‘s critical practices in educational spaces of the school psychologist | pt_BR |
dc.title.alternative | La construcción de prácticas críticas en espacios de formación del/de la psicólogo/a escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de relato de experiência interventiva de uma das frentes do estágio em psicologia da educação do curso de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, realizado por duas estagiárias que atuaram junto ao atendimento de crianças encaminhadas com queixa escolar. O objetivo deste relato é contribuir com a socialização de práticas críticas em psicologia escolar frente a difculdades de aprendizagem. O trabalho destaca o processo avaliativo e interventivo realizado, o qual abarca três segmentos envolvidos na superação das difculdades de aprendizagem vivenciadas - a família, a escola e a criança. Conclui-se que esta experiência de intervenção aponta caminhos sólidos para a construção de atuações críticas nos espaços de formação do/a psicólogo/a escolar e educacional. Foi possível promover às estagiárias a vivência de práticas que transcenderam a aparência fragmentada dos fenômenos e buscaram nas relações interpessoais essenciais a via de superação das difculdades de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A construção de práticas críticas em espaços de formação do (a) psicólogo (a) escolar.pdf | 294,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons