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dc.creatorBenedito, Luiza Zazini-
dc.date.accessioned2019-05-27T16:21:13Z-
dc.date.available2019-05-27T16:21:13Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.date.submitted2019-03-11-
dc.identifier.citationBENEDITO, L. Z. Diferenciação da qualidade do café torrado e moído: influência da informação e do perfil do consumidor. 2019. 55 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34407-
dc.description.abstractThe quality of a product exerts an intense influence on the purchase intention of the consumer, therefore, the factors that aid the identification of attributes have been studied to facilitate such decision. Because coffee is a product of wide and diversified production, commercialization and consumption worldwide, there is a high variability in the quality of roasted and ground coffee marketed. This fact together with the scarcity of information on the packaging related to quality has a high impact on the decision-making power of consumers, which, in addition to the habit of consumption, are influenced by the price of the product. It is emphasized that the sensorial senses can interfere in the consumer's behavior and contribute to the perception of the quality of products, therefore it is possible that the fragrance of roasted and ground coffee is an auxiliary tool in the act of purchase. The objective of this research was to verify if the fragrance of roasted and ground coffee can be a factor of quality differentiation at the time of purchase. For this, a market research was applied to verify coffee concepts for consumers. Subsequently, the check-all-that-apply and 9-point hedonic scale tests were applied in public places in the city of Lavras, MG, Brazil. The sensorial test was performed in two stages, one without and another with information related to the quality characteristics of the product focus of the study. Thus, it was concluded that the criteria of coffee consumers are focused on the quality of the product, such as flavor, aroma, provenance and certification that seek new ways to evaluate such criteria or even the product at the time of purchase. The use of coffee powder fragrance may be an alternative for product quality differentiation and its function can be intensified by passing information on quality attributes to consumers. The preference for the different profiles analyzed (income, age and sex) were for hard and soft drink coffees and the information positively influenced only the high income and female consumers.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCafé - Consumopt_BR
dc.subjectCafé - Percepção olfativapt_BR
dc.subjectCafé - Fragrânciapt_BR
dc.subjectCafé - Análise sensorialpt_BR
dc.subjectCoffee - Consumptionpt_BR
dc.subjectCoffee - Olfactory Perceptionpt_BR
dc.subjectCoffee - Fragrancept_BR
dc.subjectCoffee - Sensory Analysispt_BR
dc.titleDiferenciação da qualidade do café torrado e moído: influência da informação e do perfil do consumidorpt_BR
dc.title.alternativeDifferentiation of the quality of ground roasted coffee: influence of information and consumer profilept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência dos Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga-
dc.contributor.referee1Pereira, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Ana Carla Marques-
dc.contributor.referee3Angélico, Caroline Lima-
dc.description.resumoA qualidade de um produto exerce intensa influência na intenção de compra do consumidor, por isso, os fatores que auxiliam a identificação dos atributos têm sido estudados para facilitar tal decisão. Por ser o café um produto de ampla e diversificada produção, comercialização e consumo mundial, existe alta variabilidade na qualidade dos cafés torrados e moídos comercializados. Este fato aliado à escassez de informações nas embalagens relativas à qualidade exerce alto impacto no poder de decisão de compra dos consumidores, os quais, além do hábito de consumo, são influenciados pelo preço do produto. Ressalta-se que os sentidos sensoriais podem interferir no comportamento do consumidor e contribuir para a percepção da qualidade de produtos, portanto é possível que a fragrância do café torrado e moído seja uma ferramenta auxiliar no ato da compra. Objetivou-se com esta pesquisa verificar se a fragrância do café torrado e moído pode ser um fator de diferenciação da qualidade no momento da compra. Para isto, foi aplicada uma pesquisa de mercado para verificar conceitos de cafés para os consumidores. Posteriormente, o teste sensorial CATA (check-all-that-apply) e escala hedônica de 9 pontos foram aplicados em locais públicos do município de Lavras – MG, Brasil. O teste sensorial foi realizado em duas etapas, sendo uma sem e outra com informações relacionadas às características da qualidade do produto foco do estudo. Assim, pôde-se concluir que os critérios dos consumidores de cafés estão voltados para a qualidade do produto, como sabor, aroma, procedência e certificação que buscam novas formas de avaliar tais critérios ou até mesmo o produto no momento da compra. A utilização da fragrância do pó de café pode ser uma alternativa para diferenciação da qualidade do produto e sua função pode ser intensificada repassando informações sobre os atributos de qualidade aos consumidores. A preferência para os diferentes perfis analisados (renda, idade e sexo) foram para os cafés bebida dura e mole e a informação influenciou positivamente apenas os consumidores com alta renda e do sexo feminino.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
dc.subject.cnpqCiência de Alimentospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692539738805797pt_BR
Aparece nas coleções:Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações)



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