Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.date.accessioned2019-06-06T20:07:18Z-
dc.date.available2019-06-06T20:07:18Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationBORGES, R. M. Avaliação educacional nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Brasil (1992-2012). Indagatio Didactica, [Aveiro], v. 10, n. 5, dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11603pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34676-
dc.description.abstractThe article analyzes the production on educational Evaluation&Assessment published, from 1992 to 2012, by the scientific journal Cadernos de Pesquisa edited by the Carlos Chagas Foundation, a Brazilian institution specialized in conducting competitions and researches in the educational area. The methodology consisted in the categorization of the material in the light of bibliometric studies and in its organization through content analysis. We selected 214 articles from a universe of 811 papers published in the period. The article is structured in three moments, the first presents the research on educational evaluation in Brazilian scientific journals, the second one is describes the methodological course of the research and in the third the results of the work are presented, through its mapping and distribution in thematic categories. The research shows that the magazine is an eminently Brazilian publication, with its production coming from institutions and research centers located in the southeast region of the country. The focus of the discussions on evaluation is directed at issues related to basic education. With regard to the main topics addressed, there is a repositioning of the discussions to new approaches that favor more general aspects of the evaluation, with emphasis on its historical elements, for quality in evaluation and schooling in cycles.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceIndagatio Didacticapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAnálise bibliométricapt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectBibliometric analysispt_BR
dc.titleAvaliação educacional nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Brasil (1992-2012)pt_BR
dc.title.alternativeEducational evaluation&assessment in Cadernos de Pesquisa of the Carlos Chagas Foundation - Brazil (1992-2012)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a produção sobre avaliação educacional publicada, no período de 1992 a 2012, pelo periódico científico Cadernos de Pesquisa editado pela Fundação Carlos Chagas, instituição brasileira especializada na realização de concursos e pesquisas na área educacional. A metodologia consistiu na categorização do material à luz dos estudos bibliométricos e na sua organização por meio da análise de conteúdo. Foram selecionados 214 artigos de um universo de 811 trabalhos publicados no período. O artigo encontra-se estruturado em três momentos, no primeiro apresenta-se as pesquisas sobre avaliação educacional em periódicos científicos brasileiros, no segundo descreve-se o percurso metodológico da pesquisa e no terceiro são apresentados os resultados do trabalho, por meio do seu mapeamento e distribuição em categorias temáticas. A pesquisa mostra que a revista é uma publicação eminentemente brasileira, tendo sua produção oriunda de instituições e centros de pesquisa localizados na região sudeste do país. O foco das discussões sobre avaliação encontra-se direcionado para as questões relacionadas ao ensino básico. No que diz respeito às principais temáticas abordadas, constata-se um reposicionamento das discussões para novos enfoques que privilegiam aspectos mais gerais da avaliação, com destaque para seus elementos históricos, para a qualidade em avaliação e a escolarização em ciclos.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.