Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34757
metadata.teses.dc.title: O Pronatec/bsm como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento: mas que desenvolvimento?
metadata.teses.dc.title.alternative: Pronatec/bsm as a tool to materialize the development: but what kind of development?
metadata.teses.dc.creator: Moreira, Samantha Thais Baião
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Amâncio, Julia Moretto
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Souza, Gustavo Costa
metadata.teses.dc.subject: Desenvolvimento. Neodesenvolvimentismo. Pronatec.
metadata.teses.dc.date.issued: 13-Jun-2019
metadata.teses.dc.description.resumo: A partir do reconhecimento da importância e impacto da ação estatal na promoção do desenvolvimento, seja este atuando como indutor direto ou intermediador e articulador, entende-se como necessário compreender o conceito de desenvolvimento que dado projeto de governo - concretizado via políticas públicas - abarca. Assim, assumindo a Política Pública como ferramenta de operacionalização do Desenvolvimento, objetivou-se no presente trabalho analisar a capacidade estatal de delinear e implementar políticas congruentes com o projeto de desenvolvimento por ela proposto. Valendo-se da análise bibliográfica como técnica, a abordagem qualitativa permitiu perceber a estreita relação entre o projeto de desenvolvimento em curso – o Neodesenvolvimentismo – e a Política Pública eleita como objeto de estudo - o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com maior ênfase dada à sua modalidade Pronatec/BSM). Assim, num movimento similar ao projeto político vigente no período de desenho e implementação da política, o Pronatec pende hora para prescrições neoliberais, voltadas às demandas do mercado, hora para prescrições desenvolvimentistas, no sentido de transformação do status quo, promovendo a emancipação do trabalhador e a sua dignidade. Entretanto, mesmo que a análise dos arranjos institucionais do Pronatec permita concluir que estes têm sido efetivos no sentido de dotar o Estado de capacidades que permitem a ele promover o alcance de metas e resultados previstos pelo programa, o Pronatec passa por reformulações no governo Temer, ainda passíveis de serem estudadas com maior afinco.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34757
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PRG - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.