Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34757
Título: O Pronatec/bsm como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento: mas que desenvolvimento?
Título(s) alternativo(s): Pronatec/bsm as a tool to materialize the development: but what kind of development?
Autor : Moreira, Samantha Thais Baião
Primeiro orientador: Amâncio, Julia Moretto
Primeiro membro da banca: Souza, Gustavo Costa
Palavras-chave: Desenvolvimento
Neodesenvolvimentismo
Pronatec
Data da publicação: 13-Jun-2019
Referência: MOREIRA, Samantha Thais Baião. O Pronatec/BSM como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento: mas que desenvolvimento? 2017. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A partir do reconhecimento da importância e impacto da ação estatal na promoção do desenvolvimento, seja este atuando como indutor direto ou intermediador e articulador, entende-se como necessário compreender o conceito de desenvolvimento que dado projeto de governo - concretizado via políticas públicas - abarca. Assim, assumindo a Política Pública como ferramenta de operacionalização do Desenvolvimento, objetivou-se no presente trabalho analisar a capacidade estatal de delinear e implementar políticas congruentes com o projeto de desenvolvimento por ela proposto. Valendo-se da análise bibliográfica como técnica, a abordagem qualitativa permitiu perceber a estreita relação entre o projeto de desenvolvimento em curso – o Neodesenvolvimentismo – e a Política Pública eleita como objeto de estudo - o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com maior ênfase dada à sua modalidade Pronatec/BSM). Assim, num movimento similar ao projeto político vigente no período de desenho e implementação da política, o Pronatec pende hora para prescrições neoliberais, voltadas às demandas do mercado, hora para prescrições desenvolvimentistas, no sentido de transformação do status quo, promovendo a emancipação do trabalhador e a sua dignidade. Entretanto, mesmo que a análise dos arranjos institucionais do Pronatec permita concluir que estes têm sido efetivos no sentido de dotar o Estado de capacidades que permitem a ele promover o alcance de metas e resultados previstos pelo programa, o Pronatec passa por reformulações no governo Temer, ainda passíveis de serem estudadas com maior afinco.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34757
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_O Pronatec,bsm como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento mas que desenvolvimento.pdf888,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.