Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmo, Amanda Amália Araújo do-
dc.date.accessioned2019-06-14T17:47:43Z-
dc.date.available2019-06-14T17:47:43Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.date.submitted2019-04-25-
dc.identifier.citationCARMO, A. A. A. do. Práticas pedagógicas em educação ambiental mediadas por tecnologias digitais: uma experiência de formação compartilhada explorando/construindo o material educonexão. 2019. 137 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34778-
dc.description.abstractThe general objective of this qualitative research was to investigate how a group of teachers builds or appropriates the teaching knowledge put into motion in shared training practices that deal with local socio-environmental issues mediated by Digital Technologies. In view of the above, this work was guided by the following research question: What relationships do teachers establish with the knowledge mobilized and / or built in a process of shared formation when developing pedagogical practices in Environmental Education (EA) under the mediation of Digital Technologies? For this, we developed meetings of shared formation in a school with 12 teachers of elementary education II, divided in two stages: stage I construction of the website Educonexão by the author of the research to divulge the material produced in the meetings and stage II consisted in the planning phase and discussions of the activities with the theme of the local Environmental Education mediated by the Digital Technologies. The instruments of data production were: audio recording, field diary and the activities produced. During the treatment of the data we seek: (I) to analyze the set of pedagogical practices developed and (II) to identify the relationship that teachers establish with the knowledge mobilized in the construction of activities. After the data were transcribed, they were printed in the form of tables and we performed a systematic reading in order to analyze the recurrences in the teachers' speeches, in initial, general and finally categories of analysis. The analysis of the content allowed delimiting, two categories of analyzes "The education of the education by the shared formation: the voice of the professors" and "The mediation of the digital technologies in the teaching: possibilities of ‗Educonexão‘". As a result of the research we have the construction of the website ―Educonexão‖, which gathers information about the remnants of the natural heritage of Divinópolis MG, discussions. Notes on how to make Critical Environmental Education teaching in the school context through the vision of a group of teachers with many years of experience and, finally, the construction of the topic "suggestion of activities" in "Educonexão", to disseminate pedagogical practices developed in order to assist other teachers in the preparation of their classes with the theme of local Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental localpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectLocal environmental educationpt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em educação ambiental mediadas por tecnologias digitais: uma experiência de formação compartilhada explorando/construindo o material educonexãopt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in environmental education approached by digital technologies: a shared training experience exploring/creating the "educonexão" materialpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, José Antônio Araújo-
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Augusto Rodrigues e-
dc.contributor.referee2Lima, Francine de Paulo Martins-
dc.contributor.referee3Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee4Parreira, Adriano Guimarães-
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa de natureza qualitativa foi investigar como um grupo de professores constrói ou se apropria dos saberes docentes, mantidos em movimento, em práticas de formação compartilhada, que tratam de questões socioambientais locais sob a mediação de Tecnologias Digitais. Diante do exposto, este trabalho foi orientado pela seguinte questão de investigação: Que relações os professores estabelecem com os saberes mobilizados e/ou construídos em um processo de formação compartilhada ao desenvolverem práticas pedagógicas em Educação Ambiental sob mediação das Tecnologias Digitais? Para isso, desenvolvemos encontros de formação compartilhada em uma escola com 12 professores do ensino fundamental II, dividida em duas etapas: etapa I construção do site Educonexão pela autora da pesquisa para divulgação do material produzido nos encontros e etapa II consistiu na fase de planejamento e discussões das atividades com a temática da Educação Ambiental local mediadas pelas Tecnologias Digitais. Os instrumentos de produção de dados foram: áudio gravação, diário de campo e as atividades produzidas. A análise dos dados decorrentes da pesquisa foi com a metodologia da Análise de Conteúdo. Durante o tratamento dos dados buscamos: (I) analisar o conjunto de práticas pedagógicas desenvolvidas e (II) identificar a relação que docentes estabelecem com os saberes mobilizados na construção de atividades. Após transcrição dos dados, esses foram impressos em formato de quadros e realizamos uma leitura sistemática a vim de analisar as recorrências nas falas dos professores primeiramente em temas iniciais, gerais e por fim as categorias de analise. A análise do conteúdo permitiu delimitar, duas categorias de analises ―O ensino da Educação pela formação compartilhada: a voz dos professores‖ e ―A mediação das tecnologias digitais no ensino: possibilidades do Educonexão‖. Como resultados da pesquisa temos a construção do site ―Educonexão‖, que reúne informações sobre os remanescentes do patrimônio natural de Divinópolis MG, discussões. Apontamentos de como fazer um ensino da Educação Ambiental crítica no contexto escolar pela visão de um grupo de professores com muitos anos de experiências e por fim, a construção do tópico ―sugestão de atividades‖ no Educonexão, para divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas a fim de auxiliar outros docentes na preparação de suas aulas com a temática da Educação Ambiental local.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8277872726870627pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.