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dc.creatorVieira, Lucas Rocha-
dc.date.accessioned2019-07-01T17:18:40Z-
dc.date.available2019-07-01T17:18:40Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.date.submitted2019-05-03-
dc.identifier.citationVIEIRA, L. R. "Monitoria é tirar dúvida, não é dar aula": significações construídas em um programa de monitoria de uma universidade federal brasileira sob a perspectiva do construcionismo social. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35137-
dc.description.abstractThis work sought to understand how the meanings and senses attributed to the monitorship, by the university, by the instructors and monitors imply the organization of the daily life of those involved, generating contributions and limitations. In addition, it is argued that it is important for monitorship to have a formative sense. Thus, the study was guided by three questions: What are the meanings and senses attributed to academic monitorship by university, teachers and monitors? How do these significations imply the organization of daily monitoring? How does this monitoring routine provide contributions or limitations to the participants? For that, a literature review was presented that dealt with the monitoring in higher education, the formative sense of this activity and the teacher initiation for the higher education. In order to understand these questions, the work had its theoretical-methodological foundation in Social Constructionism, as presented by Spink (2010, 2013), which uses mainly Berger and Luckmann productions (1976); Gergen (1995) and Bakhtin (1994a; 1994b; 1995). In relation to the methodological procedures, it is a basic qualitative study, whose unit of analysis was a didactic-scientific department of a Brazilian University. Data were collected through documentary research and qualitative interviews with 12 monitors, 8 guidance teachers and 5 members of the Monitoring Program Monitoring Committee. And they were analyzed using the method of analysis of discursive practices proposed by Spink (2013). The results were discussed as the perception about the objectives of the program, the activities carried out by the monitors and the senses attributed to the monitoring form a fabric of meanings where it was monitored as a session to "ask questions" of the students. This sense is mobilized in the daily organization of the monitoring in relation to the place where the activities of the monitor are carried out, the orientation offered to the monitors, the conception attributed to the monitoring as initiation to teaching, and the expected characteristics of the monitor. From this quotidian we observed several contributions of the monitoring to the academic community, but also limitations in the realization of its formative potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.subjectConstrucionismo socialpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectMonitorshippt_BR
dc.subjectTeaching initiationpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectSocial constructionismpt_BR
dc.title"Monitoria é tirar dúvida, não é dar aula": significações construídas em um programa de monitoria de uma universidade federal brasileira sob a perspectiva do construcionismo socialpt_BR
dc.title.alternative“Monitorship is to answer questions, isn’t to teach”: significations constructed in a monitorship program of a brazilian federal university under a social constructionism perspectivept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.contributor.referee1Carvalho, Flaviana Andrade de Pádua-
dc.contributor.referee2Nogueira, Joelma Pereira de Faria-
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se compreender como os significados e sentidos atribuídos à monitoria, pela Instituição de Ensino Superior - IES, pelos docentes orientadores e monitores implicam na organização do cotidiano dos envolvidos, gerando contribuições e limitações. Além disto, argumenta-se sobre a importância de que a monitoria seja dotada de um sentido formativo. Assim, a realização do estudo foi orientada por três questões: Quais são os significados e sentidos atribuídos à monitoria acadêmica, pela IES, docentes e monitores? Como estas significações implicam na organização do cotidiano da monitoria? Como esse cotidiano da monitoria proporciona contribuições ou limitações para os participantes? Para tanto foi apresentada revisão de literatura que tratou sobre a monitoria no ensino superior, o sentido formativo desta atividade e a formação docente para o nível superior. Para compreender estas questões, o trabalho teve sua fundamentação teórica-metodológica no Construcionismo Social, tal qual apresentado por Spink (2010, 2013), que recorre principalmente às produções de Berger e Luckmann (1976); Gergen (1995) e Bakhtin (1994a; 1994b; 1995). Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo básico, que teve como unidade de análise um departamento didático-científico de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas qualitativas realizadas com 12 monitores, 8 professores orientadores e 5 membros do Comitê de Acompanhamento do Programa de Monitoria. E foram analisados utilizando o método de análise das práticas discursivas proposto por Spink (2013). Nos resultados foram discutidos como a percepção a respeito dos objetivos do programa, das atividades realizadas pelos monitores e dos sentidos atribuídos à monitoria formam um tecido de significações onde a monitoria enquanto sessão para “tirar dúvidas” dos estudantes ocupa posição central. Este sentido é mobilizado na organização do cotidiano da monitoria em relação ao local onde são realizadas as atividades do monitor, à orientação ofertada aos monitores, na concepção atribuída à monitoria enquanto iniciação à docência, e nas características esperadas do monitor. A partir deste cotidiano observou-se várias contribuições da monitoria para a comunidade acadêmica, mas também limitações na realização de seu potencial formativo.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609624572788151pt_BR
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