Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Evandro Moreira da-
dc.date.accessioned2019-07-04T22:19:37Z-
dc.date.available2019-07-04T22:19:37Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-03-16-
dc.identifier.citationSILVA, E. M. da. Potencial crítico e formativo do Cristianismo de Libertação: a experiência da comunidade de Macaúbas. 2019. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35154-
dc.description.abstractEsta investigación se propuso analizar el potencial de contribución del llamado Cristianismo de Liberación para la comprensión de los presupuestos formativos de líderes comunitarios en un escenario de adviento del conservadurismo y consecuente amenaza a los procesos emancipatorios desencadenados a lo largo de las últimas décadas. El objetivo del trabajo es hacer un análisis de los teóricos que investigan los temas pertinentes al cristianismo de liberación para identificar, a partir de un caso concreto, cómo este pensamiento contribuye de forma pedagógica a la formación de liderazgos y al desarrollo comunitarios, usando para tanto un referencial teórico fundamentado por Leonardo Boff y Michael Löwy, entretejido al pensamiento educativo freireano ya un estudio de caso constituido a partir de entrevistas semiestructuradas, testimonios y unida de documentos referentes a la Comunidad Eclesial de Base Nuestra Señora de las Mercês de Macaúbas, en la zona rural del municipio, Municipio de Muzambinho - MG, donde el compromiso de su líder comunitario fue crucial en el desarrollo de proyectos de Economía Solidaria. Los resultados del estudio de caso, analizados a la luz del referencial teórico propuesto, responden como el pensamiento teórico y la concreción confirman la presunción inicial sobre el potencial educativo del Cristianismo de Liberación como formativo de líderes comunitarios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCristianismo de libertaçãopt_BR
dc.subjectLíderes comunitáriospt_BR
dc.subjectComunidades Eclesiais de Base (CEB)pt_BR
dc.subjectCristianismo de liberaciónpt_BR
dc.subjectLíderes comunitariospt_BR
dc.subjectComunidades Eclesiales de Basept_BR
dc.titlePotencial crítico e formativo do Cristianismo de Libertação: a experiência da comunidade de Macaúbaspt_BR
dc.title.alternativeCritical and formative potential of Liberation Christianity: the experience of the Macaúbas communitypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee2Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee3Gomes, Luiz Roberto-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs analisar o potencial de contribuição do chamado Cristianismo de Libertação para a compreensão dos pressupostos formativos de líderes comunitários num cenário de advento do conservadorismo e consequente ameaça aos processos emancipatórios desencadeados ao longo das últimas décadas. O objetivo do trabalho é fazer uma análise dos teóricos que investigam os temas pertinentes ao cristianismo de libertação para identificar, a partir de um caso concreto, como este pensamento contribui de forma pedagógica para a formação de lideranças e para o desenvolvimento comunitários, usando para tanto um referencial teórico embasado por Leonardo Boff e Michael Löwy, entretecido ao pensamento educacional freireano e a um estudo de caso constituído a partir entrevistas semiestruturadas, depoimentos e juntada de documentos referentes à Comunidade Eclesial de Base Nossa Senhora das Mercês de Macaúbas, na zona rural do Município de Muzambinho - MG, onde o engajamento de sua líder comunitária foi crucial no desenvolvimento de projetos de Economia Solidária. Os resultados do estudo de caso, analisados à luz do referencial teórico proposto, respondem como o pensamento teórico e a concretude confirmam a presunção inicial sobre o potencial educativo do Cristianismo de Libertação como formativo de líderes comunitários.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9099335915078309pt_BR
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.