Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBragion, Maria de Lourdes Lima-
dc.date.accessioned2014-09-04T20:06:11Z-
dc.date.available2014-09-04T20:06:11Z-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.date.submitted2007-02-15-
dc.identifier.citationBRAGION, M. L. L. Um modelo de teoria de resposta ao item para os dados do vestibular 2006-2 da UFLA. 2007. 88 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3554-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAlgoritmo metropolis-hastingspt_BR
dc.subjectMonte carlo via cadeia de markovpt_BR
dc.subjectInferência bayesianapt_BR
dc.subjectteoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectBayesian Inferencept_BR
dc.subjectItem response theorypt_BR
dc.subjectMarkov chain monte carlopt_BR
dc.subjectMetropolis-hastings algorithmpt_BR
dc.titleUm modelo de teoria de resposta ao item para os dados do vestibular 2006-2 da UFLApt_BR
dc.title.alternativeAn item response theory model for UFLA's, 2006-2 admission examnpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationEstatística e Experimentação Agropecuáriapt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa-
dc.contributor.referee1Loschi, Rosângela Helena-
dc.contributor.referee1Chaves, Lucas Monteiro-
dc.description.resumoThree parameters logistic Item Response Theory models were fitted to analyse the admission exam to a Federal University in Lavras, Minas Gerais, Brazil (UFLA). The main objective of this study was to discuss difficulty levels and discrimination powes of each exam item. The parameters of the logistic model were: degree of discrimination (a), dificulty level (b) and guessing probability (c), along with the individual hability (theta). Models were fitted to each course data (considered as different candidates populations) via Metropolis-Hastings algorithm within Bayesian Inference framework. Individual hability presented strong correlation with final grades. A low guessing rate was found. The most difficult questions, on average, came from Mathematics followed in decreasing order by Physics, Chemistry, Biology and Portuguese. Geography and Phylosophy presented a low level of difficulty. Regarded to discrimination, Biology has shown the better results with excelent discrimination. Good discrimination were reached, in decresing order, by Chemistry, Physics and Mathematics exams. The other subjects did not bring relevant information to rank the candidates. As an illustration, a brief discussion on subjects to candidates form one course was held. Item Response Theory models has been shown a powerfull tool to understand and interfer in the quality of UFLA admission exams.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho ajustou-se um modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) aos dados do Vestibular 2006-2 da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo principal deste estudo foi investigar a qualidade das questões quanto ao seu grau de dificuldade e poder de discriminação. Adotou-se o modelo logístico de três parâmetros: poder de discriminação, grau de dificuldade e probabilidade de acerto casual , além da habilidade individual do candidato. Os ajustes deste modelo aos dados de cada curso (considerados populações distintas de candidatos) foram feitos separadamente, via inferência bayesiana, usando o algoritmo Metropolis & Hastings. As habilidades individuais apresentaram alta correlação com as notas observadas. Houve baixo índice de acerto casual. As questões mais difíceis, em média, foram de Matemática, seguidas de Física, Química, História, Biologia e Português. Geografia e Filosofia apresentaram um baixo nível de dificuldade. Quanto ao poder de discriminação, as questões de Biologia apresentaram o melhor resultado, com ótima discriminação. Boa discriminação foi obtida pelas questões de Química, Física e Matemática. As demais não trouxeram uma contribuição relevante. A título de ilustração, uma breve discussão das provas para candidatos de um curso é apresentada. O modelo proposto de TRI mostrou-se importante ferramenta para entender e intervir na qualidade do vestibular da UFLA.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Um modelo de teoria de resposta ao item para os dados do vestibular 2006-2 da UFLA.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.