Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Thiago Bellotti-
dc.creatorZambalde, Andre Luiz-
dc.creatorVargas, Jaqueline-
dc.creatorGrutzmann, Andre-
dc.creatorAlmeida, Everton Leonardo de-
dc.date.accessioned2019-08-26T13:18:35Z-
dc.date.available2019-08-26T13:18:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFURTADO, T. B. et al. Fatores críticos de sucesso para comercialização de tecnologias: estudo em universidades publicas de Minas Gerais. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais... [São Paulo]: USP, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36438-
dc.description.urihttp://login.semead.com.br/21semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1251pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectComercialização de tecnologiaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleFatores críticos de sucesso para comercialização de tecnologias: estudo em universidades publicas de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoIntrodução Nos últimos anos tem ocorrido o aumento e a evolução de pesquisas relacionadas à comercialização de tecnologias em Universidades. Este é um processo complexo, que envolve além da simples concessão de licenças, transferência e/ou a venda de tecnologias. Para uma adequada compreensão e análise destas dimensões e de fatores a elas relacionados tem-se o “framework radar dos fatores críticos de sucesso para a comercialização de tecnologias em Universidades - FCS. O principal objetivo do presente trabalho é a análise e discussão do framework radar aplicado a Universidades Públicas de Minas Gerais. Contexto Investigado Buscou-se investigar os fatores críticos de sucesso para a comercialização de tecnologias em Universidades públicas federais, sediadas no Estado de Minas Gerais. Para isto foi aplicado um questionário representativo de dimensões e fatores críticos junto a Onze instituições, as quais quatro responderam. Para cada fator (variável) foram criadas questões relativas as dimensões universitária. Ao final, tem-se a descrição das instituições e uma análise e discussão das respostas obtidas em cada Universidade. Diagnóstico da Situação-Problema As instituições tem dificuldade em realizar o autodiagnóstico de inovação para identificação de oportunidades relacionadas a produção e comercialização de tecnologias. Diante disso, na busca de respostas a esta situação-problema, tem-se a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os fatores de sucesso para comercialização de tecnologias em universidades?”. Intervenção Proposta Busca-se conhecer a realidade dos fatores que impactam a comercialização de tecnologia em universidades e contribuir para a geração de valor e inovação para a sociedade. Para isto, objetiva-se analisar e discutir dimensões e fatores críticos de sucesso, aplicando-se o “Framework Radar” junto às universidades. Trata-se de levar as instituições ao adequado planejamento visando otimizar a tomada de decisão relacionada a investimentos e atividades de pesquisa e desenvolvimento. Resultados Obtidos Foi possível identificar, analisar e discutir os fatores de sucesso para a comercialização de tecnologias em quatro Universidades públicas. A dimensão mais crítica que obteve menor pontuação foi “Cultura e estrutura”. Considerando os fatores dessa dimensão, o que obteve menor pontuação foi “Formação para empreender”. Na média geral dos fatores, o que obteve menor pontuação foi o relacionado ao “Perfil empreendedor” no contexto das Universidades. Contribuição Tecnológica-Social O instrumento de avaliação de fatores críticos de sucesso pode ser utilizado como mecanismo identificador dos pontos que necessitam de maior atenção no contexto da comercialização de tecnologias em Universidades públicas, servindo como uma ferramenta de auxílio para levantamento e conhecimento de indicadores (fatores) que devem ser aprimorados para gerar melhores estratégias de fomento e apoio à gestão, tomada de decisão e inovação.pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador