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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Alan Gabriel-
dc.creatorFurtado, Renata Pedretti Morais-
dc.creatorFerreira, Patrícia Aparecida-
dc.date.accessioned2019-08-30T16:54:37Z-
dc.date.available2019-08-30T16:54:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERNANDES, A. G.; FURTADO, R. P. M.; FERREIRA, P. A. Aplicação do balanced scorecard no auxilio a formulação do planejamento estratégico no setor público: o caso DAE/UFLA. Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 42, jan./mar. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p218pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36535-
dc.description.abstractCurrently, a major goal of the organizations is to achieve improvements in organizational performance. At the same time, they are inserted in a context of uncertainty and complexity that demands flexibility in the face of demands and changes in the environment. In this context, the development of a strategic plan that suits the characteristics and aspirations of the organization is essential. The BSC is a methodology that helps in the formulation of planning and setting strategic objectives for organizations, whether private or public sector. Thus, this study seeks to use this methodology to develop proposals for a department goals didactic teaching of a federal university. Therefore, it was made use of documentary research, participant observation and semi-structured interviews seeking to gather information that would provide the development of these goals. Finally, it could be seen that the BSC is a tool to assist the department in a study on the development of efficient strategic planning, providing a systemic view of the organization and visualization of the strategy by the relations of cause and effect between the proposed objectives.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEconomia & Gestãopt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectPublic sectorpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleAplicação do balanced scorecard no auxilio a formulação do planejamento estratégico no setor público: o caso DAE/UFLApt_BR
dc.title.alternativeApplication of the balanced scorecard in support the development of strategic planning in the public sector: the case DAE / UFLApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, um dos principais objetivos das organizações é alcançar melhorias no desempenho organizacional. Ao mesmo tempo, elas estão inseridas em um contexto de incertezas e complexidade que exige flexibilidade frente às exigências e às transformações do ambiente. Neste contexto, a elaboração de um planejamento estratégico adequado às características e pretensões da organização é essencial. O BSC é uma metodologia que auxilia na formulação do planejamento e na definição de objetivos estratégicos para as organizações, sejam elas do setor privado ou público. Assim, este estudo busca fazer uso desta metodologia para desenvolver propostas de objetivos para um departamento didático pedagógico de uma universidade federal. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas buscando reunir informações que proporcionassem a elaboração desses objetivos. Por fim, pôde-se perceber que o BSC é um instrumento capaz de auxiliar o departamento em estudo no desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente, proporcionando uma visão sistêmica da organização e a visualização da estratégia por meio das relações de causa-efeito entre os objetivos propostos.pt_BR
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