Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Simão, Ismael | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T11:14:06Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T11:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SIMÃO, I. TRI aplicada à análise de itens para o ensino de estatística. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, [S.l.], v. 6, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/728 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36541 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Ouro Preto | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item (TRI) | pt_BR |
dc.subject | Estatística educacional | pt_BR |
dc.title | TRI aplicada à análise de itens para o ensino de estatística | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Formação e o armazenamento de um repositório de itens selecionados que objetiva a elaboração de instrumentos de avaliação que podem auxiliar o educador da disciplina de Estatística Básica. Para tanto, utilizou-se de conceitos e fundamentos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na tarefa de produção dos instrumentos que contribuam para uma avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A arquitetura de um banco de itens calibrados pela TRI depende do parâmetro do modelo adotado. Nesse trabalho foi adotado o modelo logístico unidimensional de três parâmetros, que enfatiza as características inerentes ao indivíduo, seu traço latente e as características apresentadas do item: os parâmetros de discriminação (a), dificuldade (b) e acerto ao acaso (c) e as curvas características do item (CCI). Foi aplicada a mesma avaliação em duas turmas diferentes para construir o banco de itens. Esse foi obtido por meio de uma avaliação aplicada ao ensino de nivelamento inerente aos alunos de todos os cursos da UFLA, que é oferecido pelo Departamento de Exatas da mesma. O teste foi aplicado em um total de 50 alunos, divididos em duas turmas, sendo uma com 24 alunos e outra com 26 alunos. As análises foram feitas utilizando o software estatístico livre ICL. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DES - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.