Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimão, Ismael-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:14:06Z-
dc.date.available2019-09-02T11:14:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSIMÃO, I. TRI aplicada à análise de itens para o ensino de estatística. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, [S.l.], v. 6, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/728pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36541-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Ouro Pretopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Pretopt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao Item (TRI)pt_BR
dc.subjectEstatística educacionalpt_BR
dc.titleTRI aplicada à análise de itens para o ensino de estatísticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoFormação e o armazenamento de um repositório de itens selecionados que objetiva a elaboração de instrumentos de avaliação que podem auxiliar o educador da disciplina de Estatística Básica. Para tanto, utilizou-se de conceitos e fundamentos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na tarefa de produção dos instrumentos que contribuam para uma avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A arquitetura de um banco de itens calibrados pela TRI depende do parâmetro do modelo adotado. Nesse trabalho foi adotado o modelo logístico unidimensional de três parâmetros, que enfatiza as características inerentes ao indivíduo, seu traço latente e as características apresentadas do item: os parâmetros de discriminação (a), dificuldade (b) e acerto ao acaso (c) e as curvas características do item (CCI). Foi aplicada a mesma avaliação em duas turmas diferentes para construir o banco de itens. Esse foi obtido por meio de uma avaliação aplicada ao ensino de nivelamento inerente aos alunos de todos os cursos da UFLA, que é oferecido pelo Departamento de Exatas da mesma. O teste foi aplicado em um total de 50 alunos, divididos em duas turmas, sendo uma com 24 alunos e outra com 26 alunos. As análises foram feitas utilizando o software estatístico livre ICL.pt_BR
Aparece nas coleções:DES - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.