Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Lívia Maria Ribeiro-
dc.creatorSuart, Rita de Cássia-
dc.creatorMarcondes, Maria Eunice Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-09-05T18:50:52Z-
dc.date.available2019-09-05T18:50:52Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationROSA, L. M. R.; SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36646-
dc.description.abstractTeaching proposals have pointed out the need for teachers mediate knowledge development by students. Therefore, future teachers must experience contexts, methodologies and teaching and learning strategies that can be critically reflected upon. The Oriented Reflection Process is a proposal for pre service teachers to reflect about their experiences during the design and development stages related to future teaching practice. In this sense, this study investigated the contributions of oriented reflection processes by a pre-service chemistry teacher during the implementation and analysis of a class sequence proposed by herself, within the investigative and scientific literacy approach. The results show that the pre-service teacher developed their practice by considering some investigative aspects, which contributed to a more reflective teacher practice.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCiência & Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectPre-service teacherpt_BR
dc.titleRegência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexivapt_BR
dc.title.alternativeTeaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.pt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons