Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da-
dc.creatorCastro, Andressa Aparecida-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.creatorRibeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-09-06T16:10:01Z-
dc.date.available2019-09-06T16:10:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Y. R. R. C. G. da et al. A música na formação inicial de professores: reflexões de uma prática docente na sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36727-
dc.description.urihttps://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2438pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectFormação culturalpt_BR
dc.titleA música na formação inicial de professores: reflexões de uma prática docente na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO processo de formação de professores no Brasil, apesar de apresentar algumas transformações ao longo dos anos, ainda encontra diversos dilemas que necessitam ser enfrentados. Estes dilemas se configuram na dicotomia entre dois modelos distintos de formação: o modelo cultural-cognitivo e o modelo pedagógico-didático, presentes nas instituições superiores, que demonstram a formação do professor técnico versus professor culto, o diagnóstico efetivo das problemáticas no processo de formação seguido de uma incapacidade de solucionar estas problemáticas e o distanciamento entre as instituições formativas e a escola básica. Assim, é necessário pensar nas diversas formas de enfrentamento desses dilemas. Nessa perspectiva este trabalho busca compreender, refletir e analisar a contribuição da música na formação inicial de professores, partindo de uma análise de três atividades desenvolvidas em uma escola Estadual de Lavras - Minas Gerais. Para entender como a música auxiliou na formação inicial de professores utilizou-se o método de pesquisa qualitativa. Dentro dessa metodologia existe a análise por categoria, derivada da análise de conteúdo que foi utilizada para analisar os dados. A partir disso, foi possível construir três categorias, sendo elas: música como recurso, a música permite relacionar diversos âmbitos e por fim, crescimento pessoal. Neste sentido, através das falas dos alunos agrupadas em categorias, pode-se perceber que os mesmos enxergam que a música tem grande importância na formação inicial de professores, uma vez que a música é um recurso que permite despertar o interesse nos alunos, além de conseguir promover maior interação entre os mesmos, trazendo elementos do cotidiano dos alunos, permitindo assim que o processo de aprendizagem seja construído de melhor forma. Além disso, ela também auxilia na formação dos próprios educadores, que conseguem, por meio da música, trabalhar a interdisciplinaridade e temas transversais, como a cultura, auxiliando assim na formação de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores, a fim de conhecer e compreender o meio em que estão inseridos, para assim, transformá-lo.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.