Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Gabriel Batista | - |
dc.creator | Paula, Augusto Antonio de | - |
dc.creator | Castro, Andressa Aparecida | - |
dc.creator | Ribeiro, Laise Vieira Gonçalves | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T16:33:11Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T16:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, G. B. et al. As contribuições do filme “Cabra marcado para morrer” na formação inicial de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36729 | - |
dc.description.uri | https://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2440 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Cinema e educação | pt_BR |
dc.subject | Formação cultural | pt_BR |
dc.title | As contribuições do filme “Cabra marcado para morrer” na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação inicial de professores deve fazer parte de uma iniciativa que visa a melhoria da educação por meio da capacitação de futuros professores em relação a temas que os auxilie compreender sua função social, de modo a instigar, em seus alunos, uma visão mais ampla e crítica dos processos políticos, sociais e culturais que envolvem a vida em sociedade. Muito se discute sobre a importância da arte estar presente ao longo de toda a formação docente e como ela, ao ser trabalhada na sala de aula, pode auxiliar na compreensão de um determinado conhecimento, além de contribuir na compreensão da realidade. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir como o minicurso acerca do cinema realizado no I Congresso de Formação de Professores e Professoras (CONFUFLA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, contribuiu para a formação cultural de licenciandos. O minicurso apresentou o filme brasileiro “Cabra Marcado para Morrer” dirigido por Eduardo Coutinho e consistiu em levantar questões de como o cinema é um caminho que auxilia na compreensão da realidade e, ainda, pode se constituir como um recurso que estreita laços que devem ser estabelecidos entre os professores em formação e as questões de diversas naturezas. Desse modo, evidencia-se uma ruptura nos processos tradicionais expositivos e demonstrativos, colocando os licenciandos diante de um recurso concreto e real, de modo a estimular suas competências analíticas e reflexivas. Ao final do documentário, as discussões realizadas permitiram maior compreensão dos processos que envolvem a formação. Após o fim do minicurso foi pedido uma avaliação aos participantes, onde deveriam destacar os pontos positivos e a serem melhorados do minicurso. Essas avaliações foram utilizadas para a análise do presente trabalho. Para isto, foi utilizada a metodologia de análise de categorias, que busca compreender as ideias hegemônicas do grupo. A partir da discussão dessas categorias é possível constatar que é necessário refletir sobre nossa própria formação ao longo de toda a trajetória acadêmica, pois este é o momento que o professor cria e desenvolve sua identidade enquanto profissional da educação, a partir dela, transformar e repensar a realidade da educação brasileira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.