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DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Pollyana Cristina Alves-
dc.creatorSilva, Gustavo Henrique Alves-
dc.creatorOliveira, Carolina de Souza-
dc.creatorRibeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-06T16:43:54Z-
dc.date.available2019-09-06T16:43:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARDOSO, P. C. A. et al. Dois heróis e uma canção de amor: a presença indígena em uma prática na formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36730-
dc.description.urihttps://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2412pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCulturas tradicionaispt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.titleDois heróis e uma canção de amor: a presença indígena em uma prática na formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO povo brasileiro é resultado de uma miscigenação entre diversas etnias europeias, africanas e indígenas. O contato entre esses diferentes povos originou o que hoje é a sociedade brasileira. No entanto, seguindo um modelo hegemônico vigente, o que prevalece é uma valorização da cultura europeia em detrimento do silenciamento das culturas tradicionais. Contudo, as culturas tradicionais são muito importantes para compreensão da história e da formação de nossa sociedade, por isso é tão necessário que essa questão seja inserida na educação básica e, antes disso, na formação inicial de professores, já que estes são responsáveis pela formação de cidadãos críticos e engajados com a sociedade. Perante o exposto, a lei 11.645, de 2008 coloca a obrigatoriedade de tratar as questões das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas, mas, mesmo assim, é possível perceber que esta questão não é abordada pela maioria das escolas, ou quando abordada, é de maneira vazia e superficial. Em consonância com a referida lei e com a importância de se tratar a cultura e história indígena nas escolas, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como as questões indígenas, trabalhadas em aulas de uma Escola Estadual de uma cidade do sul de Minas Gerais, participaram na formação dos licenciandos que presenciaram estas atividades. A partir de um projeto desenvolvido nessa escola em conjunto com os alunos do PIBILIC – Biologia da Universidade Federal de Lavras, professores orientadores desses licenciandos e professoras na escola foram realizadas três atividades com a temática indígena, utilizando como ferramenta pedagógica utilizou-se música e vídeo. Ao final da atividade foi pedido que os alunos escrevessem a compreensão deles acerca do tema. Além disso, os licenciandos tiveram que responder a uma pergunta para analisar como essas atividades influenciaram sua formação .Para discutir essa questão foi utilizada como metodologia a análise de categoria que permitiu categorizar as ideias semelhantes dos envolvidos. Como resultado foi possível observar que as questões trabalhadas em sala de aula auxiliaram a formação dos sujeitos como ser social e para compreensão da história, além da importância de se levar o tema para a sala de aula para que os alunos compreendam, de maneira crítica, alguns aspectos da cultura indígena.pt_BR
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