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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Gabriel Batista-
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorSilva, Luan Felismino da-
dc.creatorRibeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-06T16:49:59Z-
dc.date.available2019-09-06T16:49:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAMARAL, G. B. et al. Educação ambiental em curtas-metragens: as contribuições de uma intervenção pedagógica para a formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36731-
dc.description.urihttps://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2419pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.titleEducação ambiental em curtas-metragens: as contribuições de uma intervenção pedagógica para a formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento exponencial da população mundial ao longo da história, criou-se uma demanda de vagas no ensino público e a consequente necessidade de uma boa qualidade do mesmo para que os cidadãos em formação atuassem ativamente na sociedade. Assim, surge a necessidade de formar professores que consigam em suas práticas pedagógicas, criar o mínimo de marginalização dos alunos na construção do saber. Porém, atualmente a educação, muitas vezes, tem formado unicamente para a realização de processos seletivos, sejam de trabalho ou ensino. Assim, se coloca uma educação que não forma para a construção de cidadãos críticos e reflexivos, que se entendem como parte da natureza e se reconhecem como fruto de uma realidade socioambiental. Desta forma, um dos elementos necessários para superação dessa questão seria a formação de professores que tenham uma visão crítica e reflexiva das questões ambientais, visando contribuir para não reprodução de valores hegemônicos que tem por objetivo a manutenção das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, apresentamos uma experiência que foi realizada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que versou sobre as questões ambientais, a partir dos curtas-metragens "Águas de Romanza" e "Abuela Grillo". A prática foi desenvolvida no programa Ensino Médio Integral e Integrado, em uma escola do estado de Minas Gerais, conjuntamente com a professora da escola, pela disciplina de Pesquisa e Intervenção. Logo, este trabalho tem como objetivo relatar, analisar e discutir como esta experiência em Educação Ambiental dos licenciandos dialoga com a formação de professores. Análise se deu a partir da Análise de Conteúdo Temática das onze avaliações escritas dos bolsistas que responderam a seguinte pergunta: “Como as questões ambientais, trabalhadas na escola, influenciaram na sua formação como licenciando?” Três categorias emergiram das falas dos licenciandos: ‘O papel totalizador da Educação Ambiental Crítica’; ‘O Potencial Educativo dos Curtas Metragens’; ‘A Educação Ambiental Crítica no Exercício da Cidadania’. Por meio da intervenção desenvolvida na escola os professores em formação identificaram-se como parte da natureza, empregando um tipo de linguagem cinematográfica dos curtas-metragens que não são comumente encontrados nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

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