Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorSilva, Thales Vinícius-
dc.creatorVargas, Gabriel Ângelo Campos-
dc.creatorRibeiro, Laise Vieira Gonçalves-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-06T18:11:34Z-
dc.date.available2019-09-06T18:11:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTEIRO, J. A. et al. Poesia e educação: uma experiência na formação inicial de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6.; CONGRESSO ESTADUAL DE PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36734-
dc.description.urihttps://sigeve.ead.unesp.br/index.php/submissionProceedings/viewSubmission?trabalhoId=2413pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePoesia e educação: uma experiência na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoA formação de professores caminha no sentido de formar profissionais capazes de construir um ensino de qualidade e que englobe a realidade em que o país está inserido. Nesta perspectiva entende-se a poesia como uma forma de perceber o mundo capaz de expressar um tempo, um lugar e uma história, sendo assim, é possível trabalhar diversos assuntos que permeiam a realidade tanto dos professores em formação, quanto dos estudantes. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir atividades realizadas por licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em uma escola pública de Lavras – MG, dentro do projeto Ensino Integral Integrado, visando discutir a potencialidade e a relevância da utilização de poemas trabalhados dentro das salas de aula para a formação inicial de professores. As aulas foram ministradas à alunos do 1º e 3º ano do ensino médio, se deram em diferentes momentos e foram trabalhados diversos poemas com temáticas diferentes. Foi pedido aos discentes que participaram da prática que respondessem a seguinte pergunta: “como sua formação foi influenciada após trabalhar as diversas questões a partir do poema na escola?”. As falas foram analisadas utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, mas especificamente a análise de conteúdo e categorização, por ser um modelo de pesquisa que compreende os conteúdos dados pelos fenômenos sociais que não podem ser quantificados. A partir da análise foram elaboradas cinco categorias: “A poesia como instrumentalização de interdisciplinaridade”, “Poesia como potencial para a criticidade”, “Metodologias alternativas e o lúdico como estratégia de ensino”, “Construção social do ser e sua expressão” e “Reflexão da prática pedagógica”. Por meio da análise das avaliações, percebemos que cada vez mais a formação de professores necessita ser discutida e trabalhada, considerando também a poesia como grande potencialidade para a formação inicial de professores, visto que, trabalhar com ela permitiu a compreensão de diversos aspectos que cercam a realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.