Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Jacqueline da Silva-
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorAndrade, Mariana Nayara Bonilha-
dc.creatorNascimento Junior, Antônio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-10T13:43:59Z-
dc.date.available2019-09-10T13:43:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationXAVIER, J. da S. et al. Uma experiência integradora de saberes específicos e didático-pedagógicos no ensino do conceito de mitose. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 5., 2018, Niteroi. Anais... [S.l.]: [s.n.], 2018. Paginação irregular.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36764-
dc.description.abstractWith the universalization of basic education in Brazil, and with the poor quality of teaching, there is a great concern about the initial teacher training. Formation that broadly demonstrates itself disarticulated between the specific contents of the area of action with pedagogical didactic training. In order to articulate such areas, the discipline of Biology Teaching Methodology at UFLA proposes the construction and conduction of a pedagogical sequence of Cellular Biology with active methodologies, having in this work the theme Mitosis. Thus, this work aims to report, analyze and discuss such experience and its contribution to teacher training. The analytical tool was Thematic Content Analysis, which resulted in the elaboration of 3 categories: 'The Captivating Character of Active Methodology'; 'The explanatory power of Active Methodologies'; 'Models as means of Teaching'. Therefore, the importance of active methodologies for overcoming banking education is emphasized, contributing to critical and autonomous teachers and students.pt_BR
dc.description.urihttp://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/paper/viewFile/548/429pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectModelos didático-pedagógicopt_BR
dc.subjectCell biologypt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical modelspt_BR
dc.titleUma experiência integradora de saberes específicos e didático-pedagógicos no ensino do conceito de mitosept_BR
dc.title.alternativeAn integrating experience of specific and didacticpedagogical knowledge in the teaching of the concept of mythosept_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoCom a universalização da educação básica no Brasil e consequente baixa qualidade do ensino, há uma grande preocupação com a formação inicial de professores. Formação que amplamente demonstra-se desarticulada entre os conteúdos específicos da área de atuação com a formação didático pedagógica. Buscando articular tais áreas, a disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia da UFLA propõe construção e regência de uma sequência pedagógica de aulas sobre Biologia Celular com metodologias ativas, tendo neste trabalho o tema Mitose. Este trabalho tem por objetivo. relatar, analisar e discutir tal experiência e sua contribuição para formação de professores. Tendo por ferramenta analítica a Análise de Conteúdo Temática, que resultou em 3 categorias: ‘O Caráter Instigante da Metodologia Ativa’; ‘A Potência Explicativa de Metodologias Ativas’; ‘Modelos como Meio de Ensino’. Assim, destaca-se a importância das metodologias ativas para superação do ensino bancário, contribuindo para a formação de professores e alunos críticos e autônomos.pt_BR
Appears in Collections:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.