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dc.creatorCarvalho, Joseli Marcos-
dc.date.accessioned2019-09-13T17:20:09Z-
dc.date.available2019-09-13T17:20:09Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.date.submitted2018-10-02-
dc.identifier.citationCARVALHO, J. M. Flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais. 2019. 351 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36811-
dc.description.abstractThe flexibilization of the working hours of the administrative education employees (AEEs) has been discussed within the Federal Education Institutions (FEI). Given its repercussions, a case study is proposed at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Southeastern Minas Gerais, Brazil, with the objective of verifying how the many actors of the Federal Institute interpret and evaluate the working hours flexibilization process (WHF) of AEEs, in the form of its reduction. A case study was conducted through semi-structured interviews, verifying the literature on the subject, and documental analysis of the flexibilization process. Many actors of the FEI partook of the research, which allowed a wide perspective at the process studied and a better understanding of the process and the factors surrounding it. For the data analysis, a qualitative approach was used through content analysis. The legislation regarding the WHF was found to be unclear concerning the flexibilization in Brazilian public administration. Most norms and regulations adopted by FEIs in Brazil do not define clear criteria for granting working hours to AEE. The national unions (FASUBRA and SINASEFE) seek the application of the WHF according to Decree n. 1590/1995, and fight for the reduction of the working hours (RWH) to 30 hours per week for all AEEs. The WHF of AEEs in the Federal Institute Southeast MG arose from a demand from the AEEs who actively participated in the entire process. The FI Southeast MG campi differ from each other, which makes it difficult to standardize the WHF within the institution. The Federal Institution extended the hours of service to users and contributed to aspects related to health, work, leisure (family), and study (training) of AEEs. The study on the WHF for AEEs of the FI Southeast MG contributes to the discussion on the subject since there are few studies in this area. It was important to study the process of FWH for AEEs of IF Southeast MG, with a wide perspective at the process, providing information that can support decisions and discussions on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFlexibilizaçãopt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectReduçãopt_BR
dc.subjectInstituição pública de ensinopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectFlexibilizationpt_BR
dc.subjectWorking hourspt_BR
dc.subjectReductionpt_BR
dc.subjectPublic educational institutionpt_BR
dc.subjectPublic employeespt_BR
dc.titleFlexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do sudeste de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeFlexibilization of the working hours of administrative education employees in the Federal Institute of Education, Science, and Technology of southeast Minas Gerais, Brazilpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Gustavo Costa de-
dc.contributor.referee1Valadão, José de Arimatéia Dias-
dc.contributor.referee2Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.description.resumoA flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) vêm sendo discutida no ambiente das Instituições Federais de Ensino (IFE). Diante da repercussão gerada, é proposto um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Este estudo tem por objetivo verificar como os diversos atores do Instituto Federal interpretam e avaliam o processo de flexibilização da jornada de trabalho, na forma de redução de jornada, dos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs). Foi realizado um estudo de caso por meio de entrevista semi-estruturada, verificando a literatura sobre o assunto e fazendo uma análise documental sobre o processo de flexibilização. A pesquisa contou com a participação de diversos atores da IFE, esta medida foi relevante por proporcionar um olhar amplo sobre o processo de FJT ao final do estudo, permitindo que se compreendesse melhor o processo e os fatores que o envolvem. Na análise dos dados de pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise de conteúdo. Como resultados dessa pesquisa, constatou-se que a legislação que trata da FJT não é clara quanto aos critérios de aplicação da flexibilização na administração pública no Brasil. A maioria das normas e regulamentações adotadas pelas IFEs no Brasil não define critérios claros para concessão da jornada de trabalho para os TAEs. Os sindicatos nacionais (FASUBRA e SINASEFE) buscam a aplicação da FJT de acordo com Decreto Nº 1590/1995, e também lutam pela redução da jornada de trabalho (RJT) para todos os TAEs para 30 horas semanais. A FJT dos TAEs do IF Sudeste MG, surgiu de uma demanda dos TAEs, que participaram ativamente de todo o processo. Os campi do IF Sudeste MG diferem entre si, o que dificulta a padronização da FJT na instituição. A FJT dos TAEs do IF Sudeste MG proporcionou ampliação do horário de atendimento para os usuários dos setores e contribuiu para aspectos relacionados a saúde, trabalho, lazer (família) e estudo (capacitação) do TAEs. O estudo sobre a FJT dos TAEs do IF Sudeste MG, contribui para a discussão sobre o assunto, pois existem poucos estudos nessa área. Foi importante estudar o processo de FJT dos TAEs do IF Sudeste MG, com um olhar amplo sobre o processo, proporcionando informações que podem subsidiar decisões e discussões sobre o assunto.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqOrganizações Públicaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179915390633737pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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