Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Alexandre José de Carvalho | - |
dc.creator | Martins, Ronei Ximenes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T18:54:06Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T18:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Unisc | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Reflexão e Ação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.subject | Educação híbrida | pt_BR |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Tratase de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica.pdf | 462,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons