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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alexandre José de Carvalho-
dc.creatorMartins, Ronei Ximenes-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:54:06Z-
dc.date.available2019-09-13T18:54:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36815-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniscpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Reflexão e Açãopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.subjectEducação híbridapt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEstudo sobre a adoção de blended learning na educação básicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação de metodologia e tecnologias próprias da educação a distância no âmbito da educação básica presencial. Tratase de uma das etapas de projeto de pesquisa sobre a aplicação da educação bimodal na educação básica realizado no mestrado profissional em educação da Universidade Federal de Lavras. Os mecanismos de busca adotados foram o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico, abrangendo o período 2009-2014 para os termos Educação Bimodal, Educação Semipresencial em associação a Educação Básica. Observou-se que, no âmbito internacional, existe uma tendência clara de pesquisas nessa área, verificada pela quantidade de artigos sobre esse tema. Entretanto o foco atual está na educação superior (77%) e na educação corporativa (13%). No contexto de educação básica (K-12) as pesquisas representam somente 8% do total. Quanto a realidade brasileira, evidenciou-se não existir uniformidade no uso de termo para indicar a convergência entre a educação presencial e a distância, fato que dificulta a padronização de descritores para busca. Observou-se também equívocos conceituais com utilização, por exemplo, do termo Educação Bimodal para tratar de cursos de educação a distância com encontros presenciais mais frequentes. Quanto às publicações no Brasil, a situação se mostra precária, pois o número é baixo e a maioria trata de formação de professores em cursos semipresenciais e não da educação bimodal. Portanto, considera-se que existe a necessidade de se avançar com as pesquisas nesta área.pt_BR
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