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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, André Luiz de-
dc.creatorGarcia, André Spuri-
dc.creatorAlcântara, Valderí de Castro-
dc.date.accessioned2019-09-17T20:48:36Z-
dc.date.available2019-09-17T20:48:36Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationPAIVA, A. L. de; GARCIA, A. S.; ALCÂNTARA, V. de C. Disputas discursivas sobre corrupção no Brasil: uma análise discursivo-crítica no Twitter. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 627-647, set./out. 2017. DOI: 10.1590/1982-7849rac2017160163.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36842-
dc.description.abstractWe aimed to analyze which and how representations of discourses about corruption in Brazil, publicized on Twitter, are mobilized in discursive struggles. Therefore, we use critical discourse analysis, highlighting the representational meaning of discourses and the concept of discursive struggles as operationalized in three instances. Methodologically, we delimited two corruption scandals with national repercussions and searched for statements published on Twitter during the months from August 2014 to February 2016. Thus, we collected tweets from magazines Veja and CartaCapital and users/readers who responded to these statements. We realize that Twitter currently set up in Brazil as a space for disputing the meanings of corruption marked by dynamics of naturalization, media selectivity, purging of the other, inclusion/exclusion, appointment and moral evaluation and rationalization strategies. We also note that the discourse on corruption has recently intensified, mainly due to the national party-political climate. Finally, the results indicate that the construction of corruption is the result of sense making processes inserted in social and political fields with remarkable role of the media in the construction of scandals.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista de Administração Contemporânea (RAC)pt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectDisputas discursivaspt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCorruptionpt_BR
dc.subjectDiscursive disputept_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.titleDisputas discursivas sobre corrupção no Brasil: uma análise discursivo-crítica no Twitterpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive disputes on corruption in Brazil: a discursive-critical analysis on Twitterpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivamos analisar quais e como as representações dos discursos sobre corrupção no Brasil, publicizados no Twitter, são mobilizadas em disputas discursivas. Para tanto, utilizamos a análise crítica do discurso, com destaque para o significado representacional deste, e o conceito de disputas discursivas operacionalizadas em três instâncias. Metodologicamente, delimitamos dois escândalos de corrupção de grande repercussão nacional e buscamos enunciados publicados no Twitter, durante os meses de agosto de 2014 e fevereiro de 2016. Assim, coletamos tweets das revistas Veja e CartaCapital, e de usuários/leitores que responderam a estes enunciados. Percebemos que o Twitter configura-se atualmente, no Brasil, como um espaço de disputas sobre os significados da corrupção marcados por dinâmicas de naturalizações, seletividade dos media, expurgo do outro, inclusão/exclusão, nomeação e estratégias de racionalização e avaliação moral. Observamos, também, que os discursos sobre a corrupção se intensificaram recentemente, sobretudo devido ao clima político-partidário nacional. Finalmente, os resultados apontam que a construção da corrupção é o resultado de processos de produção de sentidos inseridos em um contexto de campos sociais e políticos, com o papel marcante da mídia na construção de escândalos.pt_BR
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