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dc.creatorFaria, Arlete Vilela de-
dc.date.accessioned2019-10-04T16:02:00Z-
dc.date.available2019-10-04T16:02:00Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.citationFARIA, A. V. de. Educação especial inclusiva: uso de recursos educacionais digitais nas salas multifuncionais. 2019. 200 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37077-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the application of digital educational resources (RED) by teachers in the specialized educational service of the Multifunctional Resource Rooms (SRM) to students with disabilities in public schools in the south of Minas Gerais. This reflection was made from the research with a quantitative-qualitative approach, with applied character, using as instruments of data collection, questionnaire and semi-structured interviews with the participating teachers, considering the norms endorsed in public policies for inclusive special education in Brazil, the professional practice of the researcher and the role of the teacher in the specialized educational attendance room. From the studied scenario, some essential elements that compose the on-site practice of special education could be marked, among them the lack of diagnosis of the students attended in the multifunctional resource rooms. Another point to be emphasized is the initial training of the professional who does not address the topic in depth. Consequently, continuing education is a necessity for building the knowledge in the field of special and inclusive education as well as digital information and communication technologies. Regarding the mediation and use of digital technologies, dissonances were pointed out, because most of the time the digital educational resources did not bring significant changes in the teaching-content articulation and, in some cases, the objectives of their use do not match their function. These facts led to the inference that is a need to establish a greater relationship between the curriculum, the technological resources, the demands and peculiarities of the students and the pedagogical mediation of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação mediada por tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRecursos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectSalas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTechnology-mediated educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectDigital educational resourcespt_BR
dc.subjectMultifunctional resource roomspt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectDisabilitypt_BR
dc.titleEducação especial inclusiva: uso de recursos educacionais digitais nas salas multifuncionaispt_BR
dc.title.alternativeSpecial education inclusive: use of digital educational resources in the multifunctional roomspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee1Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee2Pimentel, Nara Maria-
dc.contributor.referee3Lima, Francine de Paula Martins-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar a aplicação dos Recursos Educacionais Digitais (RED) pelos professores no atendimento educacional especializado das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) aos alunos com deficiência em escolas públicas do sul de Minas Gerais. Esta reflexão se deu, a partir da pesquisa com abordagem quanti-qualitativa, de caráter aplicado, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes, considerando as normas referendadas nas políticas públicas destinadas à educação especial inclusiva no Brasil, à prática profissional da pesquisadora e ao papel do professor da sala de atendimento educacional especializado. Com base no cenário estudado, alguns elementos essenciais que compõem a prática in loco da educação especial puderam ser assinalados, dentre eles, a falta de diagnóstico dos alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Outro ponto a ser salientado é a formação inicial do profissional que não aborda a temática em profundidade. Em consequência, a formação continuada é uma necessidade para a edificação do conhecimento tanto no campo da educação especial e inclusiva quanto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Em relação à mediação e ao uso das tecnologias digitais, foram apontadas dissonâncias, pois, na maioria das vezes, os recursos educacionais digitais não trouxeram alterações significativas na articulação ensino-conteúdo e, em alguns casos, os objetivos de seu uso não condizem com sua função. Esses fatos levaram a inferir que existe a necessidade de se estabelecer maior relação entre o currículo, os recursos tecnológicos, as demandas e peculiaridades dos alunos e a mediação pedagógica do professor.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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