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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbreu, Arlete Aparecida de-
dc.creatorAndrade, Daniela Meirelles-
dc.date.accessioned2019-10-18T20:03:37Z-
dc.date.available2019-10-18T20:03:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationABREU, A. A. de; ANDRADE, D. M. Análise sobre os determinantes da qualidade no Sistema Único de Saúde: o caso da microrregião de Lavras. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais... [São Paulo]: USP, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37305-
dc.description.urihttp://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1026.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.titleAnálise sobre os determinantes da qualidade no Sistema Único de Saúde: o caso da microrregião de Lavraspt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoIntrodução A qualidade em serviços constitui-se em um tema complexo e difícil mensuração. No entanto, desde Parasuraman, Zeithaml, & Berry (1985); muitos esforços têm sido realizados para compreender como o processo de qualidade pode ser avaliado pela ótica dos clientes. Vários estudos também revelam a importância da qualidade em serviços de saúde na satisfação dos pacientes (Thawesaengskulthai, Wongrukmit, & Dahlgaard, 2015). Problema de Pesquisa e Objetivo o objetivo do artigo foi avaliar a qualidade do serviço público de saúde prestado no contexto das Redes de Atenção à Saúde: forma de organização usada pelo Sus (Sistema Único de Saúde) para ofertar serviços no setor. Estas redes são uma estratégia de oferta de serviços que visam atenção à prevenção, de forma não fragmentada, contínua e baseada na economia de escala, no acesso e na qualidade (Mendes, 2011). Fundamentação Teórica Mesmo que seja de extrema importância mensurar e entender diferentes aspectos que envolvem a qualidade de serviços em saúde e assim definem a satisfação do paciente (Sovd, Mmari, Lipovsek, & Manaseki-Holland, 2006); é mais que notável compreender que a gravidade da enfermidade também seja fator influente na satisfação geral do paciente (Lv et al., 2016; Amatulli, Azzone, & Srebnik, 2005). A satisfação com os serviços de saúde parece relacionar-se à capacidade do paciente de funcionar adequadamente na sociedade (Ruggeri et al., 2004). Metodologia Inicialmente foram feitas entrevistas com os secretários de saúde dos três municípios com o objetivo de compreender melhor o funcionamento do sistema e seus desafios. Depois um de total 84 entrevistas com pacientes e envolvidos na prestação de serviços de saúde foram executadas. No terceiro passo foi realizada uma revisão bibliométrica sobre os determinantes da qualidade em serviços de saúde e por fim a adaptação do instrumento Servperf ao setor. 321 questionários foram aplicados em três cidades da microrregião. Análise Fatorial e Regressão foram conduzidas na análise. Análise dos Resultados A Análise Fatorial retornou a um modelo de 7 fatores (KMO=0,904) explicando 63,03 da variância. A regressão realizada entre a satisfação e os sete fatores encontrados demonstrou que o fator Capacidade de REsposta do SUS (a quantidade de materiais e medicamentos disponibilizados à população; a capacidade do sistema de conseguir uma consulta com um especialista; e a capacidade do sistema de resolver o problema do paciente e cumprir aquilo que promete) foi o maior preditor da satisfação. Conclusão Mediante todas as variáveis e circunstâncias envolvidas na prestação de serviços de saúde; aquelas relacionadas à Equipe Médica (respeito, capacidade; conhecimento; prontidão; compaixão e comunicação) constituem-se como mais relevantes para o alcance da qualidade nesse setor. O artigo também demonstra a necessidade de adequação dos modelos de mensuração da qualidade à características relacionadas à população e ao contexto das redes em que esta encontra-se. Além disso, há relação positiva entre elementos da comunicação entre médico e paciente e a percepção sobre respeito e paciência.pt_BR
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