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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Adílio Renê Almeida-
dc.creatorCappelle, Monica Carvalho Alves-
dc.creatorFonseca, Fernanda Pierangeli-
dc.creatorMafra, Flávia Luciana Naves-
dc.creatorMoreira, Lilian Barros-
dc.date.accessioned2019-10-30T12:09:17Z-
dc.date.available2019-10-30T12:09:17Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationMIRANDA, A. R. A.; CAPPELLE, M. C. A.; FONSECA, F. P.; MAFRA, F. L. N.; MOREIRA, L. B. O exercício da gerência universitária por docentes mulheres. Pretexto, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 106-123, jan./mar. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/1189pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37397-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade FUMECpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePretextopt_BR
dc.subjectIdentidade e gêneropt_BR
dc.subjectCargos de gerênciapt_BR
dc.subjectMulheres no mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectIdentity and genderpt_BR
dc.subjectManagement positionspt_BR
dc.subjectWomen in the job marketpt_BR
dc.titleO exercício da gerência universitária por docentes mulherespt_BR
dc.title.alternativeThe exercise of university management by women in teaching positionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoBuscou-se, com este trabalho, compreender o exercício da função gerencial por professoras em uma universidade pública, sob a ótica da identidade e gênero. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e mais três professores e três técnicos administrativos ligados diretamente a elas, totalizando nove entrevistados. Verificou-se que, no exercício da gerência, existem algumas dificuldades em decorrência da predominância de homens na instituição e na ocupação de cargos de gestão, tais como desconfiança quanto ao trabalho executado pelas professoras, preconceito e discriminação. Além disso, para as docentes, é necessário articular vários papéis da vida pessoal e profissional e de (re)construir identidades ligadas a eles. Para alguns entrevistados, assumir cargos gerenciais é algo que independe do gênero, para outros, há traços identitários ligados ao gênero que podem favorecer no exercício da função gerencial.pt_BR
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