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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCatelli, Francisco-
dc.creatorLibardi, Helena-
dc.date.accessioned2019-10-31T13:41:13Z-
dc.date.available2019-10-31T13:41:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCATELLI, F.; LIBARDI, H. CDs como lentes difrativas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 1-6, abr./jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172010000200007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37441-
dc.description.abstractDidactic activities involving the use of CDs as diffraction grattings are not new. The preparation of simple portable spectroscopes and the projection of spectra for large audiences are some of the suggestions for use. A overhead projector as light source, along with a circular slit, is also suggested. The advantages of this assembly are the very simple interpretation of the diffraction figure obtained. A small change in the assembly suggested here allows for accurate measure of the distance between adjacent tracks of a recordable CD. The didactic dividends can be earned from the exploitation of objects of everyday life (in this case, the CD) goes from active learning to the "resolution" of the everyday objects as generators of reflection, inquiry and awareness.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Ensino de Físicapt_BR
dc.subjectDifração da luzpt_BR
dc.subjectEnsino de ópticapt_BR
dc.subjectÓptica físicapt_BR
dc.subjectCD como rede de difraçãopt_BR
dc.subjectFenda circularpt_BR
dc.subjectLight diffractionpt_BR
dc.subjectTeaching of opticspt_BR
dc.subjectOptical physicspt_BR
dc.subjectCD as a diffraction gratingpt_BR
dc.subjectCircular slitpt_BR
dc.titleCDs como lentes difrativaspt_BR
dc.title.alternativeCDs as diffractive lensespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAtividades didáticas que envolvem o uso de CDs como redes de difração não são novidade. A confecção de espectroscópios simples e a projeção de espectros para grandes audiências são algumas das sugestões de uso. Neste trabalho, é sugerido o uso de um retroprojetor como fonte de luz, munido de uma fenda circular. As vantagens desta montagem vão da interpretação bastante simples da figura de difração obtida ao estudo dos CDs como "lentes difrativas". Uma variante da montagem aqui sugerida permite a medida acurada da distância entre trilhas adjacentes de um CD gravável. Os dividendos didáticos que podem ser auferidos a partir da exploração de objetos do quotidiano (neste caso, o CD) vão da aprendizagem ativa a "resolução" destes objetos como geradores de reflexão, indagação e conscientização.pt_BR
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