Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMesquita, Daniel Leite-
dc.creatorOliveira, Aline Lourenço de-
dc.creatorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
dc.creatorSugano, Joel Yutaka-
dc.date.accessioned2019-11-01T13:04:32Z-
dc.date.available2019-11-01T13:04:32Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMESQUITA, D. L. et al. Redes interorganizacionais e o aprendizado organizacional: estudo de caso em uma rede de supermercados. Revista Científica da FAI, Santa Rita do Sapucaí, v. 9, n. 1, p. 53-62, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.fai-mg.br/biblio/images/publicacoes/Cientifica/Cientifica2009.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37488-
dc.description.abstractA network of organizations comprises firms whose activities aim to save costs, improve coordination and enhance flexibility. Inside this environment , the knowledge creation ("ba") give small and medium enterprises(SME) a favorable context for an effective interaction between organizations, increasing and sharing the knowledge generated among them. This work verifies if information exchange in SME´s horizontal cooperation networks make possible to improve the managerial processes. The study encompasses a qualitative and descriptive research and also a case study. The selected case is a supermarket network formed by ten small enterprises in Campo das Vertentes (MG) region. The conclusion is that the network has positive performance, giving conditions for learning, maintenance and expansion of the involved enterprises. The enterprises assumed a strategic position that offered satisfactory results. However, as the environment changed, the strategy also changed and the network stop existing.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educaçãopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Científica da FAIpt_BR
dc.subjectRede interorganizacionalpt_BR
dc.subjectGeração de conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizado estratégicopt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectInterorganizational networkspt_BR
dc.subjectKnowledge generationpt_BR
dc.subjectLearning organizationpt_BR
dc.subjectStrategic learningpt_BR
dc.titleRedes interorganizacionais e o aprendizado organizacional: estudo de caso em uma rede de supermercadospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs organizações em rede compreendem um conjunto de organizações cujas atividades visam reduzir custos, facilitar a coordenação e aumentar a flexibilidade. Dentro desse ambiente, o espaço de criação de conhecimento ("ba") proporciona às pequenas e médias empresas um ambiente favorável a uma efetiva interação entre organizações, ampliando o conhecimento criado entre empresas. Este trabalho buscou verificar se a troca de informações nas redes horizontais de cooperação entre PMEs possibilita a melhoria dos procedimentos gerenciais. Para isso, o estudo englobou uma pesquisa qualitativa, descritiva e também um estudo de caso. O caso selecionado foi uma rede de supermercados, formada por dez pequenas empresas da região do Campo das Vertentes (MG). Concluiu-se que a rede apresentou um desempenho positivo, proporcionando condições de aprendizado, manutenção e expansão das empresas envolvidas. Os envolvidos assumiram uma postura estratégica que ofereceu resultado satisfatório, porém alteradas as condições do ambiente, mudou-se a estratégia, ocasionando o fim da rede.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.