Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarucci, Rosangela Cristina-
dc.creatorTeixeira, Camila Palhares-
dc.creatorSilva, Matheus Miranda da-
dc.creatorPena, Ana Paula Chaves-
dc.creatorRodrigues, Celina Cândida Ferreira-
dc.creatorPereira, Patrícia Reis-
dc.creatorGoulart, Vinícius Donisete Lima Rodrigues-
dc.creatorSilva, Fernanda Rafaela Canuto-
dc.creatorLourenço, Michel Anderson Silva-
dc.creatorDias, Rafael Benício-
dc.creatorSantos, Ricielle Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2019-11-29T19:05:34Z-
dc.date.available2019-11-29T19:05:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARUCCI, R. C. et al. Resgate cultural e estratégias de divulgação da ciência no Parque Estadual do Sumidouro, MG. Revista Referência, Sete Lagoas, v. 2, n. 2, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.unifemm.edu.br/revistareferencia/?artigo=pesquisadores-utilizam-o-parque-estadual-do-sumidouro-para-realizarem-acoes-ambientais-educativaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37940-
dc.description.abstractThe establishment of centers for dissemination of the knowledge generated through scientific research is of utmost importance for the development of critical thinking and preservation of nature, especially in places with historical, cultural and environmental importance, such as the State Park of Sumidouro – PESU, noted for its scenic beauty and ecological importance. The implementation of the Scientific and Technological Knowledge Diffusion Center is consistent with the objectives of the park, which are to enable the execution of scientific research and the development of educational activities and environmental interpretation, recreation in contact with nature and ecological tourism. Through this work, it was possible to structure the space of the park and allow the realization of a set of activities and interactive workshops to develop environmental education to visitors from different backgrounds and age groups. The focus on improving the knowledge that PESU visitor’s guides had about the historical, cultural and environmental aspects of the park, and in the knowledge generation process, aimed to enable public school teachers from PESU surroundings to engage students with the preservation of nature and the recovery of local history. This process presents an innovative approach in order to disseminate the knowledge generated, making visitors to take more than unforgettable images from the park, once they will have an idea of the relation between man and nature in this region, which presents mysteries that help man to find answers about their origin.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMMpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Referênciapt_BR
dc.subjectDifusão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectUnidades de conservaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge diffusionpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectConservation unitspt_BR
dc.titleResgate cultural e estratégias de divulgação da ciência no Parque Estadual do Sumidouropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA implantação de Centros para divulgação das descobertas da ciência e do conhecimento gerado por meio da pesquisa é de extrema importância para o desenvolvimento do senso crítico e preservação da natureza, principalmente em locais com importância histórica, cultural e ambiental como o Parque Estadual do Sumidouro (PESU), que se destaca pela beleza cênica e relevância ecológica. A implantação do Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico vem ao encontro dos objetivos do parque, que são possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Por meio deste trabalho foi possível estruturar o espaço da Unidade de Conservação e viabilizar a realização de uma série de atividades e oficinas interativas para desenvolver a educação ambiental com os visitantes das mais diversas formações e faixa etária. Focou-se no aprimoramento do conhecimento que os condutores do PESU tinham sobre os aspectos históricos, culturais e ambientais do parque e no processo de geração de conhecimento para que os professores das escolas públicas do entorno do PESU pudessem envolver os alunos com a preservação da natureza e o resgate da história local. Esse processo apresenta uma abordagem inovadora na forma de disseminar o conhecimento gerado, pois os visitantes levarão do parque mais do que imagens inesquecíveis, uma vez que terão uma ideia da interação entre homem e natureza neste local, que apresenta mistérios que ajudam o homem a encontrar respostas sobre sua origem.pt_BR
Aparece nas coleções:DEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.