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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeleias, Ivam Ricardo-
dc.creatorStieg, Carlos Maciel-
dc.creatorBenedicto, Gideon Carvalho de-
dc.creatorBenedicto, Samuel Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-12-03T13:21:16Z-
dc.date.available2019-12-03T13:21:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPELEIAS, I. R. et al. Adesão ao PROUNI: a percepção de gestores de IES privadas da cidade de São Paulo. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 73-108, jul./set. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1599pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37976-
dc.description.abstractSince the launching of PROUNI, a program created by the Brazilian government to grant scholarships to students of private higher education institutions, segments and people from the society have revealed their perceptions about this Programme. In this way, the aim of this work was to identify and analyze such perceptions. This work was developed in two parts. In the first part, it was made the analysis concerning the literature and legislation documents related to the topic. In the second part, it was made the empirical research, of qualitative nature, by means of interviews with seven academic managers – two Headmasters, two vice Headmaster and three Controllers – of 3 private universities from São Paulo city, which take part on the PROUNI Programme. The obtained data were analyzed through content analysis, combined with building explanation. The corresponding results indicated that the perceptions of such managers concerning PROUNI are not so clear. Such subjects have revealed specific interest on the aspects related to their own acting places, rather tha on the whole aspect. The subjects also demonstrated that taking part in the PROUNI Programme was not a matter of a global management planning for the institution. Instead, the main reasons to take part on it were merely for sociopolitical and tax conveniences. Thus, it was enhanced by this research that the most influential factors which lead to the adherence to the Programme are politics and taxes; in other words to cause Government satisfaction and to keep taxes exemption obtained before the taking part process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceContabilidade Vista & Revistapt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectScholarshipspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleAdesão ao PROUNI: a percepção de gestores de IES privadas da cidade de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeTaking part in PROUNI: the perception of private universities managers from sao paulo citypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoSegmentos e representantes da sociedade têm revelado suas percepções sobre o PROUNI, desde seu lançamento. Entretanto, pouco se investigou sobre as percepções dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas quanto à adesão a esse programa. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi o de identificar e analisar essas percepções. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, realizou-se o levantamento bibliográfico e documental da legislação relativa ao tema. Na segunda etapa, ocorreu a pesquisa empírica, de natureza qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com sete gestores acadêmicos – dois Reitores, dois Pró-Reitores Administrativos e três Controllers – de três IES privadas na cidade de São Paulo, participantes do PROUNI. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo, combinada com explanação da construção (building explanation). Os resultados do estudo indicam que a percepção dos gestores pesquisados em relação ao PROUNI é fragmentada. Reitores, PróReitores Administrativos e Controllers revelaram interesse específico sobre os aspectos relativos às suas esferas de atuação e não sobre o todo. As falas dos sujeitos revelaram que as adesões ao PROUNI por suas instituições ocorreram por uma questão de “conveniência sociopolítica e tributária” e não como resultante de um planejamento da gestão institucional. Os fatores que tiveram maior influência nas adesões foram os políticos e tributários; políticos para “estarem bem aos olhos” do Governo e, tributários para manterem suas isenções já adquiridas anteriormente à adesão.pt_BR
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