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dc.creatorOliveira, Rita Cássia de-
dc.date.accessioned2019-12-04T13:34:28Z-
dc.date.available2019-12-04T13:34:28Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2019-10-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. C. de. “Lavras Lê”: um estudo das ações e dos resultados dos projetos de leitura desenvolvidos na rede municipal de educação de Lavras, MG, em 2017. 2019. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37987-
dc.description.abstractReader formation policies have been the focus of discussion and researches in our country, which emphasize the development of pedagogical practices that are efficient for the development of competent readers and writers. The incentive to read thus becomes of great importance in this context, and it is up to the school to (re)think its teaching practices in the formation of readers. We ask: what actions have been developed in public schools that fulfill one of the national goals of education, which is the formation of proficient readers and writers? Given this, this research aimed to make an analysis of the process of idealization, planning and implementation of the Institutional Project “Lavras Lê” held in 2017. The purpose of this institutional project was to encourage reading practices in the municipal public school of Lavras, MG. Therefore, an exploratory and descriptive research was developed, in a qualitative approach, based on a case study and a document analysis, as data collection methods we chose to conduct interviews with the project's design team, taking as procedure dis cursive textual analysis. With the data analysis, it was observed that the “Lavras Lê” Project is based on the idea that reading is an instrument for social emancipation and citizenship promotion. From the analysis of the collected material, four distinct moments were identified in the context of the production of an institutional project, such as: the idealization, the planning, the implementation and the final product of the “Lavras Lê” Project. Thus, the “Lavras Lê” Institutional Project recognizes the school as an transformation element, the project proposes an action plan to be developed by each municipal school institution emphasizing the work with literature and the pleasant contact with reading, through activities that involve both the interior and the surroundings of the school. As well as, it is an initiative to encourage reading, which in the face of contemporary challenges for the formation of readers, seeks the rescue of reading activity, mainly through literary reading. It is noteworthy that the research presents as final product the elaboration and participation as a speaker in two teacher formation courses with emphasis on literary reading, as a contribution to the project actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProjeto “Lavras Lê”pt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subject“Lavras Lê” projectpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectReaders formationpt_BR
dc.title“Lavras Lê”: um estudo das ações e dos resultados dos projetos de leitura desenvolvidos na rede municipal de educação de Lavras, MG, em 2017pt_BR
dc.title.alternative“Lavras Lê”: a study of the actions and results of the reading projects developed in the municipal education network of Lavras, MG, in 2017pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Fonseca, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Paula Cristina de Almeida-
dc.description.resumoAs políticas de formação de leitores têm sido foco de discussão e pesquisas em nosso país, que enfatizam o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam eficientes para o desenvolvimento de leitores e escritores competentes. O incentivo à leitura ganha, então, uma grande importância neste contexto, cabendo à escola (re)pensar suas práticas de ensino na formação de leitores. Indagamos assim: que ações têm sido desenvolvidas nas redes públicas de ensino que cumpram um dos objetivos nacionais da educação, que é a formação de leitores e escritores proficientes? Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral fazer uma análise do processo de idealização, planejamento e concretização do Projeto Institucional “Lavras Lê” realizado em 2017. A finalidade deste projeto institucional foi incentivar as práticas de leitura na rede pública municipal de ensino de Lavras, MG. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso e uma análise documental, como métodos de coleta de dados optamos pela realização de entrevista com a equipe idealizadora do projeto, tomando como procedimento a análise textual discursiva. Com a análise dos dados, observou-se que o Projeto “Lavras Lê” fundamenta-se na ideia de que a leitura é instrumento para emancipação social e promoção da cidadania. A partir da análise do material coletado, identificou-se no contexto de produção de um projeto institucional quatro momentos distintos, como: a idealização, o planejamento, a concretização e o produto final do Projeto “Lavras Lê”. Assim, o Projeto Institucional “Lavras Lê” reconhece a escola como um elemento de transformação, o projeto propõe um plano de ação a ser desenvolvido por cada instituição escolar da rede municipal enfatizando o trabalho com a literatura e o contato prazeroso com leitura, por meio de atividades que envolvem tanto o interior como o entorno da escola. Como também, constitui-se uma iniciativa de fomento à leitura, que diante dos desafios contemporâneos para a formação de leitores, busca o resgaste da atividade leitora, principalmente, por meio da leitura literária. Ressalta-se que a pesquisa apresentou como produto final a elaboração e participação como palestrante em dois cursos de formação de professores com ênfase na leitura literária, como contribuição às ações do projeto.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780342432259080pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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