Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle Cristine-
dc.creatorVieira, Mauricéia Silva de Paula-
dc.date.accessioned2019-12-12T11:19:24Z-
dc.date.available2019-12-12T11:19:24Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationSILVA, D. C.; VIEIRA, M. S. de P. A produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contraponto. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, n. 58, p. 2468-2477, jun. 2012. Suplemento especialpt_BR
dc.identifier.urihttp://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais18/pdf/ltp_58_suplemento_18cole_2405_2805.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38125-
dc.description.abstractThis article had by purpose to examine how to configure the proposals of textual productions present in ENEM (National Exam of Secondary Education) between the years of 1998, when it was applied the first evaluation, until the last evaluation applied in 2011. For this, it was conducted a survey of bibliographical and later analysis of proposed textual productions present in those evaluations. It was started from the discussion about the production of texts present in Antunes (2009) and later the concepts of genres and textual types from Marcuschi (2002), Oliveira (2010) and Bakhtin (1997). The analyzes showed that the production of texts in the test of ENEM are anchored in a traditional perspective that seems not to consider the contributions of linguistics, especially in regard to studies about textual genres and their contribution to teaching.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação de Leitura do Brasil (ALB)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Leitura: Teoria & Práticapt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProduction of textspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectTeaching of Portuguese languagept_BR
dc.titleA produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contrapontopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve por escopo analisar como se configuram as propostas de produções textuais presentes no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 1998, quando foi aplicada a primeira avaliação, até a última avaliação aplicada que se realizou em 2011. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e posteriormente a análise das propostas de produções textuais presentes nessas avaliações. Partiu-se da discussão a cerca da produção textual presente em Antunes (2009) e posteriormente as concepções de gêneros e tipos textuais a partir de Marcuschi (2002), Oliveira (2010), e Bakhtin (1997). As análises evidenciaram que a produção de textos na prova do ENEM estão ancoradas em uma perspectiva tradicional que parece não considerar as contribuições da linguística, sobretudo, no que tange aos estudos sobre os gêneros textuais e sua contribuição para o ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.