Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jéssica Kellen da | - |
dc.creator | Souza, Lívia de | - |
dc.creator | Vieira, Mauriceia Silva de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T11:29:32Z | - |
dc.date.available | 2019-12-12T11:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. K. da; SOUZA, L. de; VIEIRA, M. S. de P. Haicai: entrelaçando diferentes culturas no estudo de gêneros. Linha Mestra, Campinas, n. 21, p. 1169-1180, ago./dez. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38126 | - |
dc.description.abstract | This work shows the partial results of the research which aims at analyzing the way the students from the elementary school understand the characteristics of the genres, such as their themes, language style, compositional structures and social communicative functions. The genre “haikai”, originally from Japanese culture, was chosen for not only intermingling different languages but also developing a strong feature of the Japanese intellectual work: the aesthetic quality. The methodology has consisted of bibliographic research about the genre “haikai”, from the knowledgeable researchers such as Bakhtin (2000), Franchetti (1996), Nunes (2011), Leminsk (1990) and Goga (1986, 1988), and the analysis of the data collected based on a workshop done in the PIBID/CAPES. Forty-six “haikai” texts were produced and analyzed and as results we could noticed that even without a deep theoretical knowledge of the basic components that constitute the poems in general, the students showed a systematic approach, from structural notions of the genre theory. These results can highly contribute to the process of acquiring the reading and writing skills from texts whose language is multi- meaningful. Therefore, we envision that this study may contribute to the exposition of the necessary experiences to the pre-teachers’ formation in the field of both reading and languages that merge into other voices and cultures. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação de Leitura do Brasil (ALB) | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Linha Mestra | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Haicai | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | pt_BR |
dc.subject | Haikai | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.title | Haicai: entrelaçando diferentes culturas no estudo de gêneros | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa cujo objetivo é analisar o modo como alunos do ensino fundamental se apropriam de elementos caracterizadores do gênero: temática, estilo de linguagem, forma composicional e função sociocomunicativa. Escolheu-se o haicai, gênero originalmente de cultura japonesa, por entrelaçar diferentes linguagens e por ter desenvolvido no Brasil uma característica marcante do trabalho intelectual japonês: a qualidade estética. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre o gênero haicai, a partir de Bakhtin (2000), Franchetti (1996), Nunes (2011), Leminsk (1990) e Goga (1986, 1988), e análise de dados coletados a partir da realização de uma oficina realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência – PIBID/CAPES. Foram produzidos e analisados 46 haicais. Constatou-se que, mesmo sem o conhecimento teórico aprofundado dos elementos básicos para constituição de poemas de um modo geral, os alunos demonstraram que uma abordagem sistematizada, a partir das noções estruturantes sobre a teoria dos gêneros, pode contribuir significativamente para o processo de apropriação da leitura e da escrita de textos cuja linguagem é, por excelência, plurissignificativa. Assim, espera-se que este trabalho contribua para a divulgação de experiências necessárias à formação docente no campo da leitura e de linguagens que se entrelaçam a outras vozes e culturas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCH - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.