Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotelho, Rossano Wagner de Lima-
dc.date.accessioned2019-12-30T18:12:45Z-
dc.date.available2019-12-30T18:12:45Z-
dc.date.issued2019-12-30-
dc.date.submitted2019-12-16-
dc.identifier.citationBOTELHO, R. W. de L. A qualidade da permanência como estratégia de assistência estudantil: o caso do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras. 2019. 325 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38377-
dc.description.abstractIt is a relatively recent fact to regulate student assistance in the governmental sphere, admitting it as a public policy. The phase of the expansion of student assistance is inaugurated as of the approval of the National Plan for Student Assistance/PNA in 2007, under the sign of the discourse of democratization, in the wake of the institutionalization of REUNI in 2006. The search path seeks to identify the particularities of university reforms, especially those of the 2000s, and to analyze the possible links between the expansion of student assistance and the REUNI proposals and the ENEM / SISU "system". By means of the critical analysis of secondary data referring to the years 2000, arranged in the reports of the MEC, in the legislations of REUNI and of the ENEM / SISU system; and the analysis of the regulation of student assistance when implementing PNAES, and considering the historical process of construction of this policy, it is intended to reflect the various facets that student assistance has assumed in its historical course, seeking to systematize the main points of discussion and the current issue. Thus, the research aims at apprehending the main determinants that make up the expansion of student assistance in the 2000s and, through the analysis of student assistance as a way to reduce dropout in higher education, its effect on success rate and academic performance the following question: what are the contributions of the Institutional Scholarship Program of the Federal University of Lavras for the quality of student stay in UFLA? From quantitative research, with experimental nature and referring to the period from 2013 to 2018, it was shown that the UFLA Institutional Scholarship Program has a positive effect in relation to reduction of dropout, academic performance and on the success rate of their beneficiaries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA qualidade da permanência como estratégia de assistência estudantil: o caso do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavraspt_BR
dc.title.alternativeQuality of permanence as a student assistance strategy: the case of Institutional Grant Program of the Federal University of Lavraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Amâncio, Júlia Moretto-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Juliana Anacleto dos-
dc.contributor.referee1Souza, Gustavo Costa de-
dc.contributor.referee2Lizardo, Elisangela-
dc.contributor.referee3Amâncio, Júlia Moretto-
dc.contributor.referee4Santos, Juliana Anacleto dos-
dc.description.resumoA regulamentação da assistência estudantil na esfera governamental, admitindo-a como uma política pública, é um fato relativamente recente. Sob o signo do discurso da democratização, se inaugura a fase da expansão da assistência estudantil a partir da aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil/PNA, no ano de 2007, no rastro da institucionalização do REUNI, em 2006. O caminho de pesquisa busca identificar as particularidades das reformas universitárias, em especial a dos anos 2000, e analisar os nexos possíveis entre a expansão da assistência estudantil e as propostas do REUNI e o do “sistema” ENEM/SISU. Por meio da análise crítica de dados secundários, referentes aos anos 2000, dispostos nos relatórios do MEC, nas legislações do REUNI e do sistema ENEM/SISU; da regulamentação da assistência estudantil quando da implementação PNAES, e, considerando o processo histórico de construção dessa política, pretende-se refletir as diversas facetas que a assistência estudantil tem assumido em seu percurso histórico, buscando sistematizar os principais pontos de discussão e embate em torno da temática na atualidade. Assim, a pesquisa objetiva apreender as principais determinações que conformam a expansão da assistência estudantil nos anos 2000, e, por meio da análise da assistência estudantil enquanto forma de diminuição da evasão no ensino superior, de sua contribuição na taxa de sucesso e no rendimento acadêmico estudantil, procura-se responder a seguinte questão: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras para a qualidade da permanência estudantil na UFLA? A partir de pesquisa de naturezaquantitativa, de caráter experimental, se referindo ao período que compreende aos anos 2013 ao ano de 2018, demonstrou-se que o Programa Institucional de Bolsas da UFLA contribui positivamente na redução da evasão, no rendimento acadêmico e na taxa de sucesso de seus beneficiários.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9207469870624862pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.