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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Maria Gabriela Mendonça-
dc.creatorPinheiro, Rafael Sanaiotte-
dc.creatorNogueira, Edemilson-
dc.creatorBatalha, Mário Otávio-
dc.creatorMendonça, Maria Cristina Angélico-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:43:08Z-
dc.date.available2020-01-06T14:43:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPEIXOTO, M. G. M. et al. Estratégia de produção de empresas de um arranjo produtivo local: aplicação de modelo de áreas de decisão. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 13, n. 4, p. 1517-1542, out./dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38412-
dc.description.abstractMany elements permeate a company strategic configuration. These range from the industrial competition dynamics to the simple resolution of common problems. Accordingly, it was conducted an empirical research on 26 producing companies of a ceramic pole, registered in the Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (SEBRAE) of São Paulo, through the application of a decision area model, in order to check if the main production strategy, focusing on costs, established by the companies participating in the Local Productive Arrangement (LPA) is aligned with their actions. The research presented a quantitative-qualitative type and descriptive purpose. Using a mixed questionnaire, it was identified problems that directly and indirectly impact in the achieving of the main production strategy of the LPA companies. Thus, it is up to them reviewing the actions being taken in order to enable an alignment of these actions to the production strategy established by the companies, whose essence refers to the pursuit of lower costs, contributing to the effective achievement of the objectives plotted by the companies, i.e., by the arrangement as a whole.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Produção Onlinept_BR
dc.subjectEstratégia de produçãopt_BR
dc.subjectPrioridades competitivaspt_BR
dc.subjectÁreas de decisãopt_BR
dc.subjectArranjo Produtivo Localpt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectProduction strategypt_BR
dc.subjectCompetitive prioritiespt_BR
dc.subjectDecision areapt_BR
dc.subjectLocal Productive Arrangementpt_BR
dc.subjectCeramicspt_BR
dc.titleEstratégia de produção de empresas de um arranjo produtivo local: aplicação de modelo de áreas de decisãopt_BR
dc.title.alternativeProduction strategy of companies located in a local productive arrangement: the application of a decision areas modelpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoMuitos elementos permeiam a configuração estratégica de uma empresa. Estes vão desde a dinâmica da concorrência industrial à simples resolução de problemas corriqueiros. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa empírica em 26 empresas produtoras de um polo cerâmico, cadastradas no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de São Paulo, a partir da aplicação de um modelo de áreas de decisão, com o intuito de verificar se a principal estratégia de produção, com foco em custos, estabelecida pelas empresas participantes do Arranjo Produtivo Local (APL), encontra-se alinhada às ações adotadas pelas mesmas. A pesquisa apresentou caráter quantitativo-qualitativo e propósito descritivo. Por meio de um questionário misto, pôde-se identificar problemas que impactam, direta e indiretamente, no alcance da principal estratégia de produção das empresas do APL. Assim, cabe a elas rever as ações que vêm sendo adotadas, de forma a possibilitar um alinhamento dessas ações à estratégia de produção estabelecida pelas empresas, cuja essência refere-se à busca pela redução de custos, contribuindo para com o efetivo alcance dos objetivos traçados pelas empresas, ou seja, pelo Arranjo como um todo.pt_BR
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