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Título: Possibilidades e desafios para o desenvolvimento da educação para jovens e adultos no município de Lavras, Minas Gerais
Autor : Junqueira, Sabrina Kelen
Primeiro orientador: Amâncio, Júlia Moretto
Primeiro membro da banca: Amâncio, Júlia Moretto
Palavras-chave: Educação para Jovens e Adultos (EJA)
Ensino público
Políticas públicas
Integralização
Education for Young People and Adults (EJA)
Public education
Public policy
Payments
Data da publicação: 16-Jan-2020
Referência: JUNQUEIRA, Sabrina Kelen. Possibilidades e desafios para o desenvolvimento da educação para jovens e adultos no município de Lavras, Minas Gerais. 2017. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A Educação para Jovens e Adultos, mais conhecida como EJA, é um sistema educacional brasileiro da rede pública que oferece educação para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar no tempo da idade escolar. A EJA é uma política que vem sendo implementada pelo poder público com o objetivo de promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as possibilidades e desafios para o desenvolvimento da educação para jovens e adultos, na visão dos estudantes, professores e coordenadores da EJA, com base em uma pesquisa realizada no município de Lavras-MG, e demonstrar os seus limites quando essa modalidade envolve um conjunto de diferentes necessidades por parte dos seus usuários. Ou seja, quando essa modalidade de educação depende de outras políticas públicas para sua efetivação. Os objetivos específicos são diagnosticar quais são as necessidades para o aprimoramento da oferta da EJA e averiguar o que se deve fazer para tornar a EJA mais acessível para todos. Através de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com a coordenação, professores e alunos da EJA, foi possível concluir, no presente trabalho, que a EJA depende de outras políticas públicas para tonar sua efetivação acessível aos seus usuários.
Abstract: Education for Young People and Adults, better known as EJA, is a Brazilian educational system of the public network that provides education for those who did not have the opportunity to study at school age. The EJA is a policy that has been implemented by the public power with the objective of promoting a quality education for the youth, adult and elderly population, ensuring their entry and stay in school, guaranteeing them the necessary opportunities for the appropriation of reading and Of writing. The objective of this study was to analyze the possibilities and challenges for the development of youth and adult education in the view of students, teachers and coordinators of the EJA, based on a study carried out in the city of Lavras-MG, and demonstrate Its limits when this modality involves a set of different needs on the part of its users. That is, when this type of education depends on other public policies for its effectiveness. The specific objectives are to diagnose what the needs are for the improvement of the EJA offer and to find out what needs to be done to make EJA more accessible for all. Through bibliographic studies and interviews with teachers and students of the EJA, it was possible to conclude, in the present study, that the EJA depends on other public policies to make its effectiveness accessible to its users.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38532
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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