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Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Maria Cecília Teixeira-
dc.creatorDuarte, Danielle Valente-
dc.creatorArantes, Vagner Alves-
dc.creatorCezar, Layon Carlos-
dc.creatorBarbosa, Telma Regina da Costa Guimarães-
dc.date.accessioned2020-02-06T11:18:56Z-
dc.date.available2020-02-06T11:18:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationREIS, M. C. T.; DUARTE, D. V.; ARANTES, V. A.; CEZAR, L. C.; BARBOSA, T. R. da C. G. Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 89-96, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38876-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to analyze how the federal universities from the state of Minas Gerais have being legitimating the variable called “multidisciplinar variable” which is present at the “Quality Benchmarks for Distance Education” document in their courses. Taking account that the questions related to quality attributed to the teaching methodologies do not prevail attributed only to the teaching tools, this article made a delineation in order to promote the valorization of the people involved at the distance teaching (EaD), referring in this case to the multidisciplinary team which is composed for the professors, tutors and the technical-administrative staff. In methodological terms this research presents as a qualitative approach, in this sense the documental and bibliographical research and the research in loco with interviews were done. The interviews were focused on the strategic people, which ones are directors from the eleven Federal Universities from the state of Minas Gerais – Brazil surveyed. As result, according to the respondents perceptions it was found that the professor’s overwok, the inability to earn scholarships, the deficiency of professors, the lackness of tutors in specific areas, the need of commitment and the shortage of a staff team were the critical factors which have committed most the good conditions. This results points that the universities need to invest in procedures capable enough to endue the multidisciplinary team about the requirements needs to offer a quality distance education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossa/Universidade Tecnológica Federal do paranápt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista ADMpg Gestão Estratégicapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectReferenciais de Qualidadept_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectQuality of referencespt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleLegitimação dos recursos humanos em cursos superiores a distância nas universidades federais mineiraspt_BR
dc.title.alternativeHuman resources legitimation in distance college courses at federal universities from the state Minas Gerais – Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe identificar como as Universidades Federais Mineiras estão legitimando a variável equipe multidisciplinar presente no documento “Referenciais de Qualidade para Educação a Distância”, em seus cursos superiores. Considerando que as questões de qualidade atribuídas às metodologias de ensino não vigoram atribuídas somente às ferramentas didáticas, optou-se por delinear e valorizar a preocupação com as pessoas envolvidas com a difusão do ensino EaD, no caso a equipe multidisciplinar, composta por docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo. Esta pesquisa, quanto à natureza, adota abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos meios, classifica-se como documental e de campo, e quanto aos fins, é descritiva. Os dados primários, considerando as onze Universidades Federais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, foram coletados por meio de entrevistas aplicadas aos sujeitos estratégicos, todos dirigentes das unidades de educação a distância dessas universidades. Identificou-se, segundo a percepção dos entrevistados, o excesso de trabalho para o docente, a impossibilidade de acúmulo de bolsas, a carência de docentes, a carência de tutores em área especifica, a falta de envolvimento e a carência de pessoal de apoio, fatores que mais têm comprometido as boas condições de atendimento da equipe multidisciplinar. Estes resultados apontam para a necessidade de a universidade investir em procedimentos capazes de revestir a equipe multidisciplinar dos requisitos necessários à oferta de um ensino a distância de qualidade, conforme preceituada nos “Referenciais de Qualidade”.pt_BR
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