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Campo DCValorIdioma
dc.creatorResende, Saymon Henrique Portela-
dc.date.accessioned2020-03-24T13:18:13Z-
dc.date.available2020-03-24T13:18:13Z-
dc.date.issued2020-03-24-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.citationRESENDE, Saymon Henrique Portela. Administração de materiais e patrimônio: uma análise da gestão patrimonial de uma fundação de apoio a uma universidade localizada no sul de Minas Gerais. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39334-
dc.description.abstractThe management of materials and heritage is often overlooked in most organizations, whether public or private. Lack of managerial planning and non-concern about these issues can be applied to unnecessary losses and expenses to an organization, causing inadequate financial resources to be spent. Through an analysis of a specific organization, through a participation research, we intend to analyze, in a successive way how a material and patrimony management was carried out in this organization, which can also serve as a basis for other studies, in other organizations that need to improve their management methods in this area. The management of materials and equity in general, with main focus not second term, purchasing processes, patrimonial management, bar code and employee behavior. An organization under study and a foundation located in a city in the southern region of the state of Minas Gerais, being an institution to support a university in its research and extension projects. Failures have been identified in asset management within the organization, due to employees' displeasure, political factors and even disorganization. For a data collection and so on, be sure to document, such as liability terms and invoices, in the equity sector of the organization being studied, as well as observations of the public administration and the process of internal and external patrimony of the foundation that allowed the results of this work. In this way, we have suggested possibilities for improvements that go against good asset management. Finally, it is believed that this work is followed by an awareness of the importance of maintaining control over the assets that support the achievement of the final activities of an organization.-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração de materiais e patrimôniopt_BR
dc.subjectGestão patrimonialpt_BR
dc.subjectMaterials management and equity-
dc.subjectPatrimonial management-
dc.titleAdministração de materiais e patrimônio: uma análise da gestão patrimonial de uma fundação de apoio a uma universidade localizada no sul de Minas Geraispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Daniela Meirelles-
dc.contributor.referee1Andrade, Daniela Meirelles-
dc.description.resumoA administração de materiais e patrimônio muitas vezes é esquecida em grande parte das organizações, sejam elas públicas ou privadas. A falta de planejamento dos gestores e a não preocupação com essas questões pode acarretar em prejuízos e gastos desnecessários para a organização, fazendo com que recursos financeiros sejam gastos de forma inadequada. Através de uma análise sobre uma organização específica, por meio de uma pesquisa participante, pretende-se analisar, de forma sucinta como é realizada a administração de materiais e patrimônio nessa organização, que também poderá servir de base para outros estudos, em outras organizações que necessitem aprimorar seus métodos de gestão nesse quesito. Os assuntos abordados neste trabalho referem-se à administração de materiais e patrimônio em geral, com enfoque principal no segundo termo, processos de compra (de forma apenas descritiva), administração patrimonial, código de barras e comportamento de funcionários. A organização em estudo é uma fundação localizada em uma cidade na região sul do estado de Minas Gerais, sendo uma instituição de apoio a uma universidade em seus projetos de pesquisa e extensão. Foram identificadas falhas na gestão patrimonial dentro da organização, seja por displicência de funcionários, fatores políticos e até mesmo desorganização. Para a coleta de dados foram utilizadas análises documentais, como termos de responsabilidade e notas fiscais no setor de patrimônio da organização em estudo, além de observações diretas da rotina dos funcionários e o processo de patrimônio interno e externo da fundação que permitiram chegar aos resultados deste trabalho. Dessa forma, foram sugeridas possibilidades de melhorias que vão de encontro a uma boa gestão patrimonial. Por fim, acredita-se que este trabalho tenha seguido rumo a uma conscientização em relação à importância de se manter um controle sobre os bens que servem de apoio para a consecução das atividades fins de uma organização.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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