Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39510
Título: Saúde da mulher: como deve ser o atendimento nas unidades de saúde às mulheres vítimas de violência
Autor : Saturnino, Camila Gonçalves
Primeiro orientador: Amancio, Julia Moretto
Primeiro membro da banca: Amancio, Julia Moretto
Palavras-chave: Violência contra as mulheres
Saúde da mulher
Protocolos de Atendimentos
Data da publicação: 27-Mar-2020
Referência: SATURNINO, Camila Gonçalves. Saúde da mulher: como deve ser o atendimento nas unidades de saúde às mulheres vítimas de violência. 2018. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: A violência contra a mulher é um fato que atinge diferentes particularidades da vítima, repercutindo na maioria das vezes na saúde. Os profissionais de saúde são, na maioria dos casos, os primeiros contatos que as vítimas de violência têm após o trauma sofrido. O trabalho foi fundamentado a partir de uma experiência vivenciada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras/MG, onde ficou perceptível que os profissionais de saúde que ali trabalham são coniventes com o atendimento à mulher vítima de violência e também não aplicam os protocolos adequados de atendimentos que devem ser seguidos nesses casos, fatos esses que influenciam na eficiência do serviço prestado. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o procedimento padrão a ser seguido por uma Unidade de Saúde em casos de violência contra a mulher. Optou-se, como metodologia, pela pesquisa qualitativa exploratória, com a realização de pesquisas bibliográficas na literatura e área legal do tema, coleta de dados secundários e relatos de alguns profissionais do local. Inicialmente foi feita uma explanação sobre o tema, com uma pequena análise histórica da trajetória da mulher e a conquista de seus direitos. Após, foi contextualizado questões de gênero, violência de gênero, Lei Maria da Penha que dá a mulher vítima de violência um respaldo e proteção, e também políticas públicas voltadas para a Saúde da Mulher. O estudo possibilitou ver que, em relação aos atendimentos, a padronização de protocolos e a capacitação dos funcionários envolvidos no atendimento irá trazer o respaldo e o acolhimento adequado que a situação pede. Contudo, ainda é necessário que haja capacitações periódicas envolvendo todos os agentes envoltos nos atendimentos, para que assim a realidade de descaso para com a mulher em situação de violência seja extinta e a Lei seja cumprida de acordo com os protocolos sugeridos pelo Ministério da Saúde.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39510
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Saúde da mulher; como deve ser o atendimento nas unidades de saúde às mulheres vítimas de violência..pdf930,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.