Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancisco, Edmilson-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2020-04-01T18:13:44Z-
dc.date.available2020-04-01T18:13:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFRANCISCO, E.; FERREIRA, H. M.; GOULART, I. do C. V. Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso? Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 109-127, set./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39644-
dc.description.abstractIn this study we present some proposals regarding the initial and continuous training of Portuguese teachers in the use of digital communication technologies as a strategy for re-elaboration and reconfiguration of their pedagogical practices. The technological and digital transformations that have been occurring in society and which consequently affect the interior of the classrooms have interfered in our pedagogical practices and in the relationships between teaching and learning, requiring of us, teachers, a constant search for formation. The purpose of this text is to reflect on the subject of digital information and communication technologies in the teacher formation process and about the design of digital literacy as a resource in the mediation of teaching and learning for teachers of Portuguese language. For that, we present a qualitative research, based on a bibliographical reflection, taking as theoretical contribution the studies of Castells and Cardoso (2005), by Coscarelli (2016), regarding digital technologies, as well as Soares’s researches (2012) and Xavier (2005) on digital literacy. The studies point to the improvement in the initial and continuing training of teachers, in the case of Portuguese-speaking teachers, in order to offer and experience literacy situations digitally inside and outside classrooms.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceTexto Livre: Linguagem e Tecnologiapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectPortuguese teacherpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titleLetramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?pt_BR
dc.title.alternativeDigital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, abordamos algumas proposições a respeito da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa no que tange ao uso das tecnologias digitais de comunicação como estratégia para reelaboração e reconfiguração de suas práticas pedagógicas. As transformações tecnológicas e digitais que vêm ocorrendo na sociedade e que, consequentemente, atingem o interior das salas de aula têm interferido em nossas práticas pedagógicas e nas relações entre o ensinar e o aprender, exigindo de nós, professores, uma busca constante por formação. Diante disso, este texto tem por objetivo refletir sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de formação docente e sobre a concepção de letramento digital no processo mediador do ensino e da aprendizagem para os professores de língua portuguesa. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma reflexão bibliográfica, tomando como aporte teórico os estudos de Castells e Cardoso (2005), de Coscarelli (2016), a respeito das tecnologias digitais, bem como das pesquisas de Soares (2012) e Xavier (2005) sobre letramento digital. Os estudos apontam para o aprimoramento na formação inicial e continuada dos professores, no caso, os de língua portuguesa, de modo a oferecer e a vivenciar situações de letramento digitalmente dentro e fora das salas de aula.pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons