Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValadão, José de Arimatéia Dias-
dc.creatorAndrade, Jackeline Amantino de-
dc.creatorSilva, Paulo Henrique-
dc.date.accessioned2020-04-02T17:56:56Z-
dc.date.available2020-04-02T17:56:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVALADÃO, J. de A. D.; ANDRADE, J. A.; SILVA, P. H. Pedagogia da alternância sob à luz da Teoria do Ator-Rede: o transladar inicial dos Centros Familiares de Formação por Alternância. Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, Belém, v. 8, n. 1, p. 19-40, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/1014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39692-
dc.description.abstractThis study addresses the question of how the Alternation Pedagogy (AP), a family farmers’ initiative that began in the 1930s, apparently without fi nancial and structural resources, has consolidated itself in such a way as to spread to the whole world. Theoretically, the analysis lens was the Actor-Network Theory (TAR). Methodologically, a study was carried out, mainly in the 1930s and 1940s, in France, through documentary sources. The analysis was done through the concepts of translation, according to the TAR, seeking to follow the “traces” left by the actors in the records and sources analyzed. It was possible to verify that there were four strategies that called attention in the consolidation of the AP during the decades that followed its emergence. The fi rst strategy concerns how the participation of families has been ensured, the main objectives have been maintained and responsibilities have been defi ned. The second concerns the ways in which recruiting allies occurred. The third concerns the need for dispute resolution among external allies. The last strategy identifi ed concerns the inscriptions necessary to give meaning and validity to the pedagogical method that was being translated. The performance of the mediators inscribed the PA in continuous translations, making the PA that began to expand in the 1950s had the marked variations described, both in relation to the objectives, and in relation to the inscriptions and mobilizations initially carried out in the 1930s.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade da Amazônia – UNAMApt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade – AOSpt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectTeoria do Ator-Redept_BR
dc.subjectTranslaçãopt_BR
dc.subjectPedagogy of Alternationpt_BR
dc.subjectFamily farmerspt_BR
dc.subjectActor-network theorypt_BR
dc.subjectTranslationpt_BR
dc.titlePedagogia da alternância sob à luz da Teoria do Ator- Rede: o transladar inicial dos Centros Familiares de Formação por Alternânciapt_BR
dc.title.alternativePedagogy of alternation under the light of Actor-Network theory: the initial translation of Family Centers of Alternation Trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo trata da questão de como a Pedagogia da Alternância (PA), uma iniciativa de agricultores familiares que se iniciou na década de 1930, aparentemente sem recursos financeiros e estruturais, se consolidou de tal maneira a se espalhar para o mundo todo. Teoricamente, a lente de análise foi a Teoria do Ator-Rede (TAR). Metodologicamente, foi realizado um estudo, principalmente nas décadas de 1930 e 1940, na França, por meio de fontes documentais. A análise foi feita por meio dos conceitos de translação, conforme a TAR, procurando seguir os “rastros” deixados pelos atores nos registros e fontes analisadas. Foi possível constatar que houveram quatro estratégias que chamaram atenção na consolidação da PA ao longo das décadasque sucederam seu surgimento. A primeira estratégia diz respeito ao modo como a participação das famílias foi assegurada, os objetivos principais foram mantidos e as responsabilidades foram definidas. A segunda diz respeito aos modos como ocorreram o recrutamento de aliados. A terceira diz respeito às necessidades de resolução de controvérsias entre os aliados externos. A última estratégia identificada diz respeito às inscrições necessárias para dar sentido e validade ao método pedagógico que estava sendo transladado. A atuação dos mediadores inscreveu a PA em contínuas translações, fazendo com que a PA que começou a expandir na década de 1950 tivesse as acentuadas variações descritas, tanto com relação aos objetivos, como com relação às inscrições e mobilizações realizadas inicialmente na década de 1930.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.