Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Caroline Mendonça Nogueira-
dc.creatorAlcântara, Juciara Nunes de-
dc.creatorCampos, Renato Silvério-
dc.creatorSantos, Antônio Carlos dos-
dc.date.accessioned2020-04-03T18:01:17Z-
dc.date.available2020-04-03T18:01:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPAIVA, C. M. N. et al. Competitividade do café no mercado internacional: uma análise econométrica. Revista Agroalimentaria, Logroño, v. 24, n. 47, p. 43-58, jul./dic. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7169255pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39759-
dc.description.abstractThis work was developed in order identify the factors that influence the competitiveness of coffee in the international market. As a theory, Comparative Advantage was used, pointed out in the literature as more appropriate when it comes to the analysis of competitiveness between countries. Four hypotheses were raised about how the factors «Agricultural land», «Rural population», «Opening» and «Cost» influence the competitiveness of coffee. In order do so, statistical tests were performed the Fixed Effect and Random Effect for panel data, which allowed to infer that the increase in the commercial opening of the country, as well as its agricultural land, leads to an increase in coffee competitiveness. On the other hand, the increase in the rural population and in the cost of export generate a reduction in this competitiveness. These results point to a need for coordination of the coffee agribusiness chain in order change its structure and dynamics internally in countries. Actors in the agribusiness chain, working together, improve product competitiveness at the international level by creating product-strengthening mechanisms such as certification, public policy, and even product marketing development in the external market. These actions interfere in the positioning of the country as a strong producer, generating recognition by importers, and consequently, better product competitiveness. This article tests the established production function, bringing new variables to the model, advancing the theory in this sense. In addition, the work brings an interdisciplinarity, approaching economic theory, international trade and marketing in order to explain competitiveness. For managerial purposes, it provides insight into the factors that need to be verified and addressed in order improve the competitiveness of coffee at the country level.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad de La Riojapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Agroalimentariapt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectCafé - Competitividadept_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectModelos de regressãopt_BR
dc.subjectVantagem comparativapt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectCoffee - Competitivenesspt_BR
dc.subjectInternational tradept_BR
dc.subjectRegression modelpt_BR
dc.subjectComparative advantagept_BR
dc.titleCompetitividade do café no mercado internacional: uma análise econométricapt_BR
dc.title.alternativeCoffee competitiveness in the international market: an econometric analysispt_BR
dc.title.alternativeLa compétitivité du café sur la marche internationale: Une analyse économétriquept_BR
dc.title.alternativeLa competitividad del café en el mercado internacional: un análisis econométricopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar os fatores que influenciam a competitividade do café no mercado internacional. Como teoria, foi utilizada a vantagem comparativa, apontada pela literatura como mais apropriada quando se trata de análise da competitividade entre países. Foram levantadas quatro hipóteses acerca de como os fatores Terras agrícolas, População rural, Abertura comercial e Custo influenciam a competitividade do café. Para tanto, foram feitos testes estatísticos Efeito Fixo e Efeito Aleatório para dados em painel, que permitiram inferir que o aumento da abertura comercial do pais, bem como de suas terras agrícolas, geram um aumento na competitividade do café. Por outro lado, o aumento na população rural e no custo de exportação geram uma redução nesta competitividade. Estes resultados apontam para uma necessidade de coordenação da cadeia do agronegócio do café, a fim de alterar sua estrutura e dinâmica a nível interno nos países. Os atores da cadeia do agronegócio, trabalhando em conjunto, melhoram a competitividade do produto a nível internacional, ao criarem mecanismos de fortalecimento do produto, tais como certificação, políticas públicas, e mesmo o desenvolvimento do marketing para o produto no mercado externo. Estas ações interferem no posicionamento do país como forte produtor, gerando um reconhecimento por parte dos importadores, e consequentemente, melhor competitividade do produto. Este artigo testa a consagrada função de produção, trazendo novas variáveis ao modelo, avançando a teoria neste sentido. Além disso, o trabalho traz uma interdisciplinaridade, aproximando a teoria econômica, comércio internacional e marketing para explicar a competitividade. Para fins gerenciais, gera insights acerca dos fatores que devem ser verificados e trabalhados no sentido de melhorar a competitividade do café a nível de país.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos
DAG - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.