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metadata.artigo.dc.title: Compaction caused by mechanized operations in a red- yellow latosol cultivated with coffee over time
metadata.artigo.dc.title.alternative: Compactação causada pelas operações mecanizadas em um latossolo vermelho-amarelo cultivado com cafeeiros ao longo do tempo
metadata.artigo.dc.creator: Martins, Paula Cristina Caruana
Dias Junior, Moacir de Souza
Andrade, Maria Luiza de Carvalho
Guimarães, Paulo Tácito Gontijo
metadata.artigo.dc.subject: Precompression stress
Structure degradation
Soil physics
Pressão de pré-consolidação
Degradação da estrutura
Física do solo
metadata.artigo.dc.publisher: Editora UFLA (Editora da Universidade Federal de Lavras)
metadata.artigo.dc.date.issued: Aug-2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MARTINS, P. C. C. et al. Compaction caused by mechanized operations in a red-yellow latosol cultivated with coffee over time. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 36, n. 4, p. 391-398, jul./ago. 2012. DOI: 10.1590/S1413-70542012000400002.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A principal fonte de degradação da estrutura do solo na exploração cafeeira é o tráfego de máquinas, pois essas operações podem causar compactação do solo, afetando o desenvolvimento da cultura. Neste estudo, objetivou-se gerar os modelos de capacidade de suporte de carga para um Latossolo Vermelho-Amarelo e determinar por meio do uso desses modelos a suscetibilidade à compactação do solo, pelo tempo de implantação da lavoura cafeeira e os impactos causados pelo tráfego das operações mecanizadas nas linhas de tráfego localizadas na parte de cima e de baixo do terreno. Este estudo foi realizado na Fazenda Experimental da EPAMIG, situada em Três Pontas, MG, em lavouras cafeeiras (Coffee arabica L.) com 2, 7, 18 e 33 anos de implantação. Para a obtenção dos modelos de capacidade de suporte de carga, 12 amostras indeformadas de solo foram coletadas aleatoriamente nas camadas 0-3 e 15-18 cm no centro das entrelinhas, para cada tempo de implantação da lavoura cafeeira. Foram também coletadas aleatoriamente 10 amostras indeformadas para cada tempo de implantação da lavoura cafeeira ao longo das linhas de tráfego do trator situadas nas partes de cima e de baixo do terreno. Essas amostras foram usadas no ensaio de compressão uniaxial. O uso dos modelos de capacidade de suporte de carga permitiu identificar a suscetibilidade do solo à compactação, em razão do tempo de implantação da lavoura cafeeira e a compactação causada pelo tráfego do maquinário nas linhas de tráfego situadas na parte de cima e de baixo do terreno. A porcentagem de amostras compactadas aumentou com a idade da lavoura na camada de 15-18 cm.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The main source of soil structure degradation in coffee plantation is the machinery traffic because these operations may cause soil compaction affecting the crop development. This study aimed to generate the load-bearing capacity models for a Red-Yellow Latosol and to determine through the use of these models the soil susceptibility to compaction of the coffee plantation due to the implantation time and the compaction caused by the machinery traffic on the traffic lines located at the top and bottom of the ground. This study was carried out in the EPAMIG Experimental Farm, located at Três Pontas, MG, in coffee plantations (Coffee arabica L.) with 2, 7, 18 and 33 years of establishment. To obtain the load-bearing capacity models, 12 undisturbed soil samples were randomly collected in the 0-3 cm and 15-18 cm layers in the position between the rows for each establishment time of the coffee plantation. It was also randomly collected 10 undisturbed soil samples for each establishment time of the coffee plantations along the tractor traffic lines located at the top and bottom of the ground. These undisturbed soil samples were used in the uniaxial compression tests. The use of the load-bearing capacity models allow to identify the soil susceptibility to compaction due to the implementation time of the coffee plantation and the compaction caused by the machinery traffic on the traffic lines located at the top and bottom of the ground. The percentage of compacted soil samples increases with the establishment time in the layer of 15-18 cm.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39790
metadata.artigo.dc.language: en_US
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