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dc.creatorZwick, Elisa-
dc.creatorBertolin, Rosangela Violetti-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.date.accessioned2020-04-06T16:46:02Z-
dc.date.available2020-04-06T16:46:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationZWICK, E.; BERTOLIN, R. V.; BRITO, M. J. de. Pesquisa-ação e aprendizagem organizacional socioprática: uma aproximação. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 11, n. 5, p. 1182-1197, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39827-
dc.description.abstractThe general objective of this essay is to present an approach between the methodological perspective of action research and the organizational learning in the social practice perspective. Specifically, it aims to (i) verify action research as a methodology which purposes are, themselves, transformers of reality and (ii) demonstrate the relevance of the proposed approach to emancipatory processes, including the ethical plan. It was constructed a synopsis of the origins, the profile and the development of action research, making clear the differences between action research and classical research, as well as the reversal of the relation between subject and object, in which that becomes subject of the own knowledge and its reality, never presuming neutrality. The findings point to the uniqueness of the approach between action research and the socio-practical organizational learning process, constituting itself in a multiparadigmatic approach capable of engendering emancipation through the articulation of critical and reflection spaces. It is an approach not only restricted to technical and abstract concerns, but with emancipatory character, that needs to be integrated into the organizational studies agenda.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista de Administração da UFSMpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpt_BR
dc.subjectPerspectiva Sociopráticapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectOrganizational Learningpt_BR
dc.subjectSocial Practice Perspectivept_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titlePesquisa-ação e aprendizagem organizacional socioprática: uma aproximaçãopt_BR
dc.title.alternativeAction research and socio-practical organizational learning: a theoretical approachpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desse ensaio é apresentar uma aproximação entre a perspectiva metodológica da pesquisa-ação e a aprendizagem organizacional na perspectiva socioprática. Especificamente, visa-se (i) verificar a pesquisa-ação enquanto metodologia cujos propósitos são, em si, transformadores da realidade e (ii) demonstrar a pertinência da aproximação proposta aos processos emancipatórios, inclusive pautando-se pelo plano ético. Fez-se um apanhado das origens, do perfil e do desenvolvimento da pesquisa-ação, deixando claras as diferenças entre esta e a pesquisa clássica, bem como a reversão da relação entre sujeito e objeto, em que este se torna sujeito do próprio conhecimento e da sua realidade, jamais presumindo neutralidade. Os achados apontam à singularidade da aproximação entre a pesquisa-ação com o processo de aprendizagem organizacional socioprática, constituindo-se esta em uma abordagem multiparadigmática capaz de engendrar a emancipação por meio da articulação de espaços críticos e reflexivos. É uma abordagem não apenas restrita a inquietações técnico-abstratas, mas de caráter emancipador, necessitando ser integrada à agenda dos estudos organizacionais.pt_BR
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