Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorRothen, José Carlos-
dc.date.accessioned2020-04-06T17:43:42Z-
dc.date.available2020-04-06T17:43:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Abordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 749-768, mai./ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39835-
dc.description.abstractThis article presents a theoretical review of the main evaluation approaches that marked the trajectory of educational evaluation in the international scenario. This is a bibliographical research that, based on the assessment literature, aimed at studying the various dimensions and different meanings that have historically constituted the educational evaluation field. Seven evaluation approaches are described: goal-based evaluation, evaluation based on scientific logic, value-based evaluation, decision-making evaluation, consumer-oriented evaluation, participant-centered evaluation, and qualitative evaluation. Each one of them is characterized according to its protagonists, objectives, conceptual approaches, theoretical orientations deriving from methodological assumptions, and the scholars who continued their respective approaches. Such international literature had a strong influence on Brazilian evaluation researchers who, based on these references, sought to support a field of knowledge that is still in the process of constitution and strengthening in our country.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAbordagens de avaliaçãopt_BR
dc.subjectTeorias em avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluation approachespt_BR
dc.subjectTheories on evaluationpt_BR
dc.titleAbordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacionalpt_BR
dc.title.alternativeEducational evaluation approaches: constitution of the theoretical field in the international scenariopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma revisão teórica das principais abordagens de avaliação que marcaram a trajetória da avaliação educacional no cenário internacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, referenciada na literatura da avaliação, busca estudar as variadas dimensões e os diferentes sentidos que constituíram historicamente o campo da avaliação educacional. São descritas sete abordagens de avaliação: a avaliação baseada em objetivos, a avaliação baseada na lógica científica, a avaliação baseada no valor agregado, a avaliação a serviço da decisão, a avaliação orientada para consumidores, a avaliação centrada nos participantes e a avaliação qualitativa. Cada uma dessas abordagens é caracterizada segundo seus protagonistas, objetivos, enfoques conceituais, orientações teóricas decorrentes de pressupostos metodológicos e os estudiosos que deram continuidade nas suas respectivas abordagens. Essa literatura internacional exerceu forte influência sobre os pesquisadores brasileiros da avaliação que, fundamentados nesses referenciais, buscaram sustentar uma área de conhecimento que ainda se encontra em processo de constituição e fortalecimento em nosso país.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Abordagens de avaliação educacional a constituição do campo teórico no cenário internacional.pdf334,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons