Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReichmann, Carla Lynn-
dc.creatorRomero, Tania Regina de Souza-
dc.date.accessioned2020-04-06T18:16:56Z-
dc.date.available2020-04-06T18:16:56Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationREICHMANN, C. L.; ROMERO, T. R. de S. Language teachers’ narratives and professional self-making. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 1-25, abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39846-
dc.description.abstractThis article addresses language teacher education, considering the relevance of implicit and explicit theories, methodological choices, teacher representations and practices. Specifically, the purpose is to report and discuss studies developed by two researchers who work with narratives and focus on language teacher development, teacher literacy (Kleiman & Matencio, 2005) and identity construction (Barkhuizen, 2017). Thus, a panoramic view of work in progress is offered, and the field for novice and experienced educators in Brazil is problematized. As a result, the authors understand that teacher awareness-raising and transformations have been successfully enabled, which is confirmed by the several deriving publications mentioned.pt_BR
dc.languageenpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicadapt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectTeacher Developmentpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Docentept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleLanguage teachers’ narratives and professional self-makingpt_BR
dc.title.alternativeNarrativas de professores de línguas e construção de identidade profissionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo enfoca a formação do professor de línguas, considerando a relevância de teorias implícitas e explícitas, escolhas metodológicas, representações e práticas docentes. Especificamente, o objetivo é relatar e discutir estudos desenvolvidos por duas pesquisadoras que trabalham com narrativas e enfocam desenvolvimento do professor de línguas, letramento docente (Kleiman & Matencio, 2005) e construção identitária (Barkhuizen, 2017). Assim, oferece-se uma visão panorâmica de seus trabalhos em desenvolvimento e problematiza-se o campo de formação inicial e continuada no Brasil. Em resultado, as autoras entendem terem alcançado conscientização e transformações docentes, o que é atestado pelas várias publicações resultantes.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Language teachers’ narratives and professional self-making.pdf518,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons