Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39975
Título: Os valores morais e ethos republicano na formação dos egressos do curso de administração pública da UFLA
Autor : Nascimento, José Eduardo Moreira do
Primeiro orientador: Souza, Gustavo Costa de
Segundo orientador: Souza, Gustavo Costa de
Primeiro membro da banca: Campos, Renato Silvério
Segundo membro da banca: Oliveira, Dênis Renato de
Palavras-chave: Valores Morais
Ética
Teoria de Kohlberg
Ethos Republicano
Data da publicação: 13-Abr-2020
Referência: NASCIMENTO, José Eduardo Moreira do. Os valores morais e ethos republicano na formação dos egressos do curso de administração pública da UFLA. 2018. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: As nuances do exercício da função do administrador público possui uma natureza que o confere características peculiares em relação aos demais profissionais. Diante dessa constatação, o trabalho busca apresentar uma ferramenta que consiga – a partir da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) – aferir a adesão a valores morais da justiça, respeito e Ethos Republicano dos egressos do curso de Administração Pública da UFLA. Tem-se como ponto de partida um estudo de caso exploratório, em que a idealização das questões/situações se debruçou numa revisão da teoria de Kohlberg. Assim, o principal objetivo deste trabalho é medir, a partir do questionário aplicado, a força e adesão em relação aos valores morais – ademais, estabelecer um questionamento sobre a grade curricular do curso, no qual procura-se entender, através do ensino, da pesquisa e da extensão, consegue incitar em seus discentes a preocupação moral e ética alinhada com os princípios do movimento Campo de Públicas – além disso, compreender como os egressos absorvem os valores frente a atuação profissional. Esse estudo ainda procura mostrar as dificuldades em elaborar itens distintos ao criar um instrumento de mensuração e também em como o complemento das análises das respostas abertas auxiliam na sua reestruturação. Espera-se que, ao final, o trabalho contribua para o campo das ciências sociais, notadamente a Administração Pública.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39975
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Os valores morais e ethos republicano na formação dos egressos do curso de administração pública da UFLA.pdf568,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.