Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40066
Título: Todas as crianças são especiais, discussão sobre educação inclusiva: do capacitismo à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva no ensino municipal infantil
Autor : Alves, Ana Carolina Ferreira Lego Guedes
Primeiro orientador: Souza, Gustavo Costa de
Primeiro membro da banca: Souza, Gustavo Costa de
Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial (PNEE)
Educação inclusiva
Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)
Políticas públicas
Capacitismo
National Special Education Policy (PNEE)
Inclusion Education
Municipal Early Childhood Education Centers (CMEI)
Public Policy
Capacitism
Data da publicação: 15-Abr-2020
Referência: ALVES, Ana Carolina Ferreira Lego Guedes. Todas as crianças são especiais, discussão sobre educação inclusiva: do capacitismo à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva no ensino municipal infantil. 2018. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: Esta pesquisa trata da temática escolar de alunos com necessidades especiais, deficiência e transtornos globais de desenvolvimento no ensino municipal infantil tendo como diretriz a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEE). Com isso, tem-se como objetivo analisar a execução da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva a partir de um estudo de caso no ensino infantil no município de Lavras, Minas Gerais e propor soluções para os problemas identificados. Para tratar desta perspectiva são utilizadas fundamentações teóricas e históricas acerca da educação infantil no Brasil, educação Especial no Brasil, as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, redes e análises de políticas públicas e discussões acerca do Capacitismo. A coleta de dados foi feita através de entrevistas, pesquisas documentais e bibliográficas, objetivando conhecer os atores envolvidos na execução da política e saber como ela funciona a nível municipal. Através desses dados foi possível perceber que a PNEE tem sido bem executada nos Centros Municipais de Educação Infantil com o aspecto da inclusão reforçado. Quanto a soluções para alguns problemas encontrados propõem-se mais possibilidades de parcerias para o oferecimento de terapias, estratégias de abordagem para direcionamento das famílias a fim de reduzir a resistência aos tratamentos que podem contribuir com o desenvolvimento da criança, levar o aspecto da inclusão tão bem executado dentro das unidades para fora da escola, a fim de disseminar esse comportamento, reavaliar espaços dentro das unidades que possam ser mais bem aproveitados e reduzam as barreiras de mobilidade e por fim a capacitação dos atores envolvidos, principalmente professores e monitores da educação infantil, além de ações para a valorização desse profissional para a atraí-lo para a educação especial. Dessa forma, o presente trabalho, trouxe contribuições acerca da educação especial inclusiva no ensino infantil, podendo influenciar outras pesquisas para além da educação básica, e mostrar aos gestores públicos quais são os pontos fortes a as limitações encontradas de forma que sejam analisadas e repensadas para gerarem melhorias.
Abstract: This research deals with the school theme of students with special needs, disability and global development disorders in municipal children's education, with the National Policy on Special Education in Inclusive Perspective (PNEE) as a guideline. The purpose of this study is to analyze the implementation of the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective based on a case study in children's education in the city of Lavras, Minas Gerais and propose solutions to the problems identified. In order to deal with this perspective, theoretical and historical foundations on child education in Brazil, special education in Brazil, the guidelines of the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective, networks and analyzes of public policies and discussions on Capacitism are used. The data collection was done through interviews, documentary and bibliographical research, aiming to know the actors involved in the execution of the policy and to know how it works at the municipal level. Through these data it was possible to perceive that the PNEE has been well executed in the Municipal Centers of Early Childhood Education with the aspect of reinforced inclusion. As for solutions to some of the problems encountered, more possibilities for partnerships are offered for the offering of therapies, strategies for approaching families in order to reduce resistance to treatments that may contribute to the child's development, to take the aspect of inclusion as well performed within the out-of-school units, in order to disseminate this behavior, re-evaluate spaces within the units that can be better utilized and reduce mobility barriers, and finally the training of the actors involved, especially teachers and monitors of early childhood education , as well as actions for the valorization of this professional to attract him to special education. Thus, the present study has contributed to the inclusion of special education in children's education, which may influence other researches beyond basic education, and show public managers what the strengths are to the limitations found in order to be analyzed and rethought for improvements.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40066
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.