Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.creatorCoelho, Lígia Martha Coimbra da Costa-
dc.date.accessioned2020-04-20T14:25:57Z-
dc.date.available2020-04-20T14:25:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, B. A. R. da; COELHO, L. M. C. da C. Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 19, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40194-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the theoretical and methodological interfaces between the Nucleus of Studies -Times, Spaces and Integral Education and the Nucleus of Studies and Research in History of Brazilian Education, both linked to the Program of Post-graduation in Education of the Federal University of the state of Rio de Janeiro and dedicated to research of historical nature onthe theme of full-time integral education. We work with the theoretical framework of the "Field of History", since this science has countless specialties, dimensions and approaches. We used as a methodology the "Systematic Review", because it is a useful tool in the monitoring of scientific production on a given theme, identifying gaps and continuities. We conclude that the theoretical-methodological interface between the nuclei, in the context of education, is focused on the production of historical researches anchored in the dimensions of political and Cultural history and in the approaches constituted by discourse, by the testimonies and biographies.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista HISTEDBR On-linept_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectEducación integralpt_BR
dc.titleNúcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?pt_BR
dc.title.alternativeStudy centers on education/unirio: what is produced in common in the field of history?pt_BR
dc.title.alternativeGrupos de investigación sobre educación/unirio: ¿qué se produce en común en el campo de la historia?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar as interfaces teóricas e metodológicas existentes entre o Núcleo de Estudos -Tempos, Espaços e Educação Integral e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e dedicados à pesquisa de natureza histórica sobre o tema da educação integral e(m) tempo integral. Trabalhamos com o referencial teórico do "Campo da História", uma vez que esta ciência possui inúmeras especialidades, dimensões e abordagens. Utilizamos como metodologia a "Revisão Sistemática", por ser uma ferramenta útil no acompanhamento da produção científica sobre um determinado tema, identificando lacunas e continuidades. Conclui-se que a interface teórico-metodológica desses núcleos, no contexto da educação integral, está centrada na produção de pesquisas históricas ancoradas nas dimensões da história política e cultural e nas abordagens constituídas pelos discursos, depoimentos e biografias.pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Núcleos de estudos e educação integral-UNIRIO- o que se produz em comum, no campo da história.pdf553,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons